O Volkswagen T-Roc R leva o conceito do Golf R para além dos limites do asfalto. O mesmo motor 2.0 TSI, caixa DSG e sistema 4Motion servidos com suspensão mais alta e um preço ligeiramente mais baixo.
Com 300 cv, tração integral e um comprimento na ordem dos 4,24 metros, o VW T-Roc R não tem muitos concorrentes diretos. O Audi SQ2 (55 327 €), com quem partilha o motor 2.0 TSI, é uma possibilidade. Tal como o Mini Countryman John Cooper Works (57 720 €), com 306 cv.
A estes nomes deve acrescentar-se o VW Golf R (62 627 €), provavelmente, o rival mais direto. Afinal, o T-Roc é muitas vezes apresentado como a versão SUV do Golf.
No caso das variantes R, ambos partilham o bloco sobrealimentado de dois litros e quatro cilindros, com 300 cv no T-Roc e 320 no Golf, o sistema de tração integral 4Motion e a caixa DSG de dupla embraiagem e sete velocidades.
Variante SUV do VW Golf R
Por ser ligeiramente mais pesado e menos aerodinâmico, o SUV é 0,3 segundos mais lento na prova de arranque, para a qual o hatchback conta com mais 20 Nm de binário. Pelas mesmas razões, o VW T-Roc R gasta mais 0,7 l/100 km que o Golf R.
No final, é uma questão de carroçarias. Quem gosta de hatchback não vai querer saber de um SUV. Mesmo que este facilite o acesso aso lugares tarseiros ou acrescente 18 litros à capacidade da mala.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-3.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-4.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-13.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-1.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-2.gif]Depois de sentado ao volante, numa posição forçosamente mais elevada, o condutor não vai encontrar grandes diferenças entre os dois modelos. Os estofos em tecido são de série, tal como o painel de instrumentos digital de 12,25'' ou o ecrã central de 8'', com integração Apple CarPlay e Android Auto.
Das opções destaque para o escape Akrapovic em titânio e para o controlo adaptativo de chassis DCC. O primeiro pelo entusiasmo da sonoridade e o segundo pelo trabalho em prol do conforto.
Mais do que um SUV com 300 cv
Dos modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Normal, Race e Individual), interessam os três do meio. Comfort para circular em cidade. Normal, já com um toque desportivo, para a estrada. Race para "aquela" estrada.
A direção precisa, apoiada por um surpreendente controlo de movimentos da carroçaria, convida a explorar sequências de curvas a ritmos pouco próprios de SUV. O Golf R continua a ser o Golf R. Mas há que reconhecer o trabalho da VW para transformar o T-Roc R em mais do que apenas um SUV com 300 cv.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-12.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-8.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-9.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-10.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/vw-t-roc-r-11.gif]Com os 400 Nm de binário disponíveis entre as 2000 e as 5200 rpm, as patilhas do volante dão uma ajuda preciosa para manter o regime na zona mais sumarenta. O escape trata de comunicar este trabalho de forma bem audível. Herdados do pack Performance do Golf R, os travões estão à altura das circunstâncias.
Em resumo...
Como versão SUV do Golf, o Volkswagen T-Roc R é a escolha ideal para quem aprecia a condução desportiva do Golf R, mas não gosta de se sentir limitado pelo asfalto. Tem menos 20 cv que o Golf R, mas também custa menos cerca de 3500 €, que representam muitos litros de gasolina.
Volkswagen T-ROC R
Preço 59 100 €
Motor Gasolina 4 cil, 1984 cc
Potência 300 cv às 5300 rpm
Binário 400 Nm às 2000-5200 rpm
Transmissão Integral, Auto., 7 vel.
Peso 1608 kg
Comp./Larg./Alt. 4,24/1,82/1,58 m
Dist. entre eixos 2,59 m
Mala 392-1237 l
Desempenho 4,9 s 0-100 km/h; 250 km/h Vel. Máx.
Consumo 8,5 (10,2*) l/100 km
Emissões 196 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
– Motor
– Comportamento
– Caixa
NÃO GOSTÁMOS
– Plásticos
– Consumos