Já por diversas vezes apontado como estando na porta de saída e sem sucessor assegurado, o Volkswagen T-Roc Cabrio pode, afinal, não estar tão morto quanto alguns dizem. Afinal e segundo concluem os últimos dados reunidos pela empresa de estudos de mercado Dataforce, o crossover alemão até foi o modelo mais vendido do seu segmento na Europa, nos primeiros sete meses do ano!
Significativos ou não, a verdade é que estes números, divulgados pela Automotive News Europe e referentes às vendas automóveis na Europa, durante os primeiros sete meses de 2023, vêm demonstrar que, no segmento dos coupés e descapotáveis, é um crossover cabriolet que manda!
Motivo de dúvidas, praticamente, desde o lançamento, no final de 2019, as quais continuariam a surgir, de forma quase cíclica, ao longo dos, as 8.732 unidades já entregues, este ano, pela Volkswagen, e que também representam uma subida de 9,6% face ao período homólogo de 2022, não deixam dúvidas de que o T-Roc Cabrio continua com mercado.
De resto e para aqueles que possam querer argumentar com a importância, quiçá, cada vez mais reduzida do segmento, vale a pena, talvez, recordar que, o segundo classificado, o Mazda MX-5, não foi além das 4.570 unidades entregues. E, isto, apesar da atualização operada já durante este ano e que acabou ajudando a uma importante subida de 53% nas vendas, embora sem evitar que, depois e na comparação com o modelo alemão, a proporção continuasse a ser, de dois T-Roc vendidos, para apenas um MX-5 entregue.
Quanto à terceira e última posição no pódio dos coupés/cabriolets mais vendidos na Europa, pertence, segundo os dados da Dataforce, ao Alpine A110, com um total de 2.155 unidades entregues nos primeiros sete meses de 2023. Número que, ainda assim, não deixa de representar uma subida de 16,8% no número de unidades vendidas
LEIA TAMBÉM
Para 2022. Volkswagen apresenta atualização do português T-Roc
Finalmente, vale a pena também recordar que, embora o Cabrio seja produzido na linha de montagem que a Volkswagen possui em Osnabrück, na Alemanha, as restantes versões do T-Roc continuam ser fabricadas em Portugal, na Autoeuropa.