A Volkswagen quer reforçar a sua oferta com um SUV elétrico de tração integral desenvolvido a partir da plataforma de chassis e longarinas da pick-up Amarok. A nova proposta poderá receber a designação ID Ruggdzz.
A Volkswagen pretende lançar um SUV elétrico com tração integral, baseado na plataforma da pick-up Amarok, apresentada ao público no passado mês de setembro no IAA Transportation.
Conhecido como ID Ruggdzz, o novo SUV elétrico não irá utilizar a conhecida plataforma MEB, que serve de base para modelos como o ID 4, ID 5 e ID Buzz, entre outros, mas um chassis de travessas e longarinas como um todo-o-terreno tradicional, que estará preparado para acomodar a bateria e os motores elétricos.
O novo SUV elétrico, que tem o nome de código interno T6, poderá ter um design inspirado no ID Ruggdzz, que foi apresentado à imprensa em 2019. Aquele protótipo foi projetado originalmente com a plataforma MEB, o que não deverá suceder com o modelo de produção. Na altura, o CEO da marca Volkswagen Ralf Brandstätter, agora responsável pelas operaçães da marca alemã na China, terá afirmado que aquele modelo se destinava a concorrer com as versões elétricas do Ford Bronco, Jeep Wrangler e Toyota 4Runner.
ID Buggy cancelado
Os planos para passar o ID Ruggdzz à produção até 2023 foram suspensos em finais de 2020 porque a Volkswagen decidiu consolidar as operações na área da eletromobilidade na sequência dos problemas de software que afetaram o primeiro modelo elétrico dedicado da marca, o Volkswagen ID 3.
Entretanto, a Volkswagen decidiu cancelar a passagem à produção da versão final do ID Buggy porque a aposta da marca vai agora para modelos de maior volume.
Os detalhes acerca do futuro ID Ruggdzz ainda são escassos, mas tudo indica que o trabalho de engenharia do chassis vai ser efetuado pela Ford Australia em Melbourne, onde foi feito parte do desenvolvimento da nova Amarok.
LEIA TAMBÉM
Nova Volkswagen Amarok chega a Portugal no início de 2023
O novo SUV elétrico da Volkswagen poderá oferecer uma lotação para sete ocupantes e a capacidade da bateria será de, pelo menos, 110 kWh para disponibilizar a capacidade de reboque e a autonomia de um veículo deste segmento. O futuro ID Ruggdzz poderá receber uma suspensão traseira multibraços em vez do eixo rígido com molas usado pela Amarok e pela Ranger.