Volkswagen vai construir um SUV elétrico de elevada autonomia

A Volkswagen vai produzir um SUV elétrico das dimensões do Tiguan que irá utilizar uma evolução da plataforma elétrica MEB do construtor

A Volkswagen vai produzir um SUV elétrico das dimensões do Tiguan que irá utilizar uma evolução da plataforma elétrica MEB do construtor alemão que oferece uma autonomia mais elevada e velocidades de carregamento superiores.

Para permitir a produção do hatchback elétrico ID 3 e o novo SUV elétrico com as dimensões do Tiguan, a Volkswagen anunciou um investimento de 460 milhões de euros na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.

O SUV irá ser construído com base numa evolução da plataforma modular elétrica, designada MEB+, que não só permitirá velocidades de carregamento superiores, mas também uma maior autonomia.

O novo SUV irá complementar a oferta atual de SUV elétricos da Volkswagen, ID 4 e ID 5 e irá utilizar as células uniformes que serão produzidas na fábrica de células da Volkswagen de Salzgitter, a partir de 2025.

O novo SUV elétrico será comercializado como ID Tuguan e entrará em produção em 2026, segundo avançaram fontes da marca à Automobilwoche. O novo modelo será vendido juntamente com o Tiguan com motor de combustão.

ID 3 também em Wolfsburg

A plataforma MEB+ vai possibilitar autonomias de até 700 quilómetros e tempos de carregamento mais rápidos, aceitando potências de 175 kW a 200 kW.

Para melhorar a capacidade da fábrica de Wolfsburg, a Volkswagen também irá produzir o ID 3 naquela unidade, estando previsto o arranque da construção das primeiras unidades no próximo ano e a produção plena em 2024. O modelo também continuará a ser fabricado em Zwickau.

LEIA TAMBÉM
Preços também revistos. Volkswagen ID 3 vai ser renovado já em março

A fábrica de Wolfsburg emprega 60 mil pessoas que produzem motores de combustão para modelos como o Golf, Tiguan e Touran.