De nome Scout. Volkswagen pondera verdadeiro todo-o-terreno 100% elétrico

Abordado pela primeira vez em 2018, a Volkswagen pode estar a preparar-se para criar um puro todo-o-terreno 100% elétrico, de nome Scout.

Abordada, pela primeira vez, ainda em 2018, a possibilidade da Volkswagen desenvolver um verdadeiro todo-o-terreno, 100% elétrico, o tema volta a estar na ordem do dia, pela voz de um responsável do Volkswagen Group of America. Sendo que o modelo até já poderá ter nome: Scout.

A notícia foi veiculada pela americana Motor Trend, após participar num encontro entre media e responsáveis do Volkswagen Group of America. Em que o director de Operações do grupo, Johan De Nysschen, acabou por recuperar esta possibilidade.

Ainda segundo a mesma publicação, a Volkswagen tem já registado, através de uma subsidiária, o nome 'Scout'. Ainda que o lançamento desta nova proposta não esteja, propriamente, prevista, para os anos mais próximos.

Poderá o Volkswagen Tiguan GTE Active Concept de 2016 ser a base do futuro e verdadeiro TT Scout?...
Poderá o Volkswagen Tiguan GTE Active Concept de 2016 ser a base do futuro e verdadeiro todo-o-terreno elétrico Scout?...

Aliás e ainda antes do lançamento de novo todo-o-terreno elétrico, a marca alemã tem prevista a apresentação, já em 2022, do 'Pão de Forma" do séc. XXI, o ID.Buzz, a que seguirá, em 2023, a revelação do sedan Aero B, e em 2025, dos ID.1/ID.2. Estes últimos, modelos antecipados, já este ano, pelo concept ID.Life, apresentado no Salão Automóvel de Munique.

Quanto ao suposto Scout e porque tudo se encontra ainda numa fase muito inicial, mantém-se o mistério, desde logo, sobre o tipo de plataforma que utilizará, sendo que a Volkswagen já anunciou a intenção de desenvolver uma nova arquitectura, que deverá fundir os conceitos MEB e PPE. E a que será dado o nome de Scalable Systems Platform, ou SSP.

LEIA TAMBÉM
Já em 2025. Volkswagen Group perto de tornar-se o maior construtor de EV

De resto, o futuro sedan Trinity, que o fabricante de Wolfsburgo tem previsto apresentar em 2026, será o primeiro modelo de grande volume a adoptar esta nova plataforma, a qual será, depois e progressivamente, difundida dentro do grupo. Isto como forma de conseguir rentabilizar o investimento.

No entanto e também a justificar a iniciativa, o facto de rivais como a Jeep ou a Ford, estarem a preparar verdadeiros todo-o-terreno, 100% eléctricos. No caso da primeira, através do lançamento de um Wrangler EV, ao passo que, a segunda, estará a preparar uma variante do novo Bronco, zero emissões.