Hoje em dia com um portfólio composto por um total de 12 fabricantes, todos eles já perfeitamente instalados, o Volkswagen Group acaba de dar ao mundo uma nova marca: a Scout Motors. Emblema fundado especificamente para o mercado norte-americano e que até já tem, não um, mas dois modelos a caminho!...
A nova marca automóvel do Grupo Volkswagen foi apresentada, pela primeira vez ao mundo, em maio de 2022, tendo como CEO o norte-americano Scott Keogh.
No entanto, a sua origem remonta muito atrás e, mais precisamente, às décadas de 60 e 70 do século passado, período em que um fabricante norte-americano de nome International Harvester Scout, produziu um todo-o-terreno que haveria de tornar-se famoso.
Contudo, no início da década de 80, a falência surgiu, as portas fecharam e, das cinzas da International Harvester Scout, haveria de nascer, já em 1986, o fabricante de pesados Navistar. O qual, por sua vez e já no início desta década, em 2021, acabaria por ser comprado pela Traton, a subsidiária norte-americana do Grupo Volkswagen para os camiões, levando consigo a marca International Harvester Scout.
LEIA TAMBÉM
Geely lança nova marca de elétricos de aventura a começar numa pickup
Menos de um ano após a aquisição, em maio de 2022, o gigante automóvel alemão anuncia a criação da Scout Motors, um novo fabricante de veículos offroad elétricos, nascido das cinzas da International Harvester Scout, e que tem como objectivo assumido vir a fabricar 250 mil veículo por ano.
Os primeiros teasers
Entretanto e passados alguns meses sobre o anúncio oficial da nova marca, eis que e segundo noticia o site Motor1, a Scout Motors acaba de colocar online o seu site oficial, dando, também, a conhecer aquele, ou melhor, aqueles, que serão os seus modelos de estreia: um SUV e uma pick-up elétricos.
Numa altura em que, na Europa, dá início à comercialização da segunda geração da Amarok, cujo desenvolvimento foi feito em conjunto com a norte-americana Ford, o Grupo Volkswagen mostra agora, através de teasers escurecidos, as primeiras imagens de duas propostas que, com o emblema da nova Scout Motors, prometem apontar exactamente àquilo que são os gostos dos consumidores norte-americanos.
Marcados não somente por um estilo robusto, mas também um certo ar retro, o grupo alemão revelou que ambos os modelos, que partilharão a mesma plataforma dedicada e desenvolvida especificamente para veículos elétricos (a qual não terá qualquer relação com as atuais arquitecturas utilizadas no grupo), receberão inspiração do icónico offroad da década de 60.
Quanto ao desvendar por completo dos concepts agora anunciados através destas imagens, o grupo alemão refere que tal poderá acontecer já em 2023.
Nas redes sociais... excepto Twitter
Apenas como curiosidade, referir que, do site oficial da Scout Motors, faz já parte um fórum e uma secção para candidaturas à empresa, além de ligações a redes sociais como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, mas não ao Twitter.
A decisão terá a ver com a compra desta rede social pelo fundador da Tesla Motors, Elon Musk, e consequentes decisões altamente polémicas tomadas por este em relação ao Twitter, que, inclusivamente, têm levado a que várias multinacionais, como é o caso do Grupo Volkswagen, tenham cortado qualquer ligação à "empresa do pássaro azul".