Volkswagen e Rivian juntas para fazer próximo Golf elétrico

Tirando partido da joint venture realizada entre as duas fabricantes, a Volkswagen vai contar com a ajuda da Rivian para produzir a próxima geração do Golf.

Em junho passado, a Volkswagen anunciou uma joint venture com a Rivian Automotive, com o objetivo de desenvolver uma nova arquitetura elétrica e software.

Os primeiros resultados desta parceria já podem ser vistos nos produtos da marca norte-americana Scout, divulgados recentemente. 

No caso da Volkswagen, sabe-se agora que o primeiro modelo a receber os frutos desta aliança será o próximo Golf, avança a Motor1.com.

Segundo a publicação, a fabricante norte-americana Rivian vai ajudar a Volkswagen a desenvolver a nona geração do ícone alemão. O próximo Golf será apenas elétrico e vai ter como base técnica a futura plataforma SSP (Scalable Systems Plataform).

Em declarações à Automotive News, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfe, explicou que esta parceria será essencial para a reinvenção do ícone alemão, que se tornará elétrico, com base numa arquitetura desenvolvida pelos dois construtores:

“Decidimos fazer um novo veículo, baseado no novo software, com o apoio da Rivian e recorrendo a uma nova arquitetura elétrica partilhada. Mas também decidimos que queríamos iniciar esta jornada com um produto mais icónico e, por esse motivo, começámos com o Golf”, afirma o CEO.

Chega em 2029

A próxima geração do Golf não está para breve. Em declarações à mesma publicação, o presidente executivo referiu que o Golf MK9 elétrico deverá chegar apenas em 2029.

A razão é a atual geração do Golf, que acabou de receber uma atualização, assim como o presente ID.3, que também ganhou uma nova versão de entrada recentemente.

Em 2020, o e-Golf foi descontinuado e, no seu lugar, surgiu o ID.3. Resta agora saber se o inverso irá acontecer, desta vez com a atual proposta 100% elétrica a dar lugar à nona geração do Golf, também exclusivamente elétrica.