Volkswagen revela nova ofensiva para a China

Os protótipos ID. Aura, ID. Era e ID. Evo mostram aquela que será a nova estratégia da Volkswagen para a China.

A Volkswagen apresentou no Salão de Xangai três novos protótipos desenvolvidos especificamente para a China: o ID. Aura, o ID. Era e o ID. Evo,.

Os novos concepts fazem parte da estratégia “In China, for China” da marca alemã, cujo objetivo é recuperar a liderança do mercado chinês, perdida para a BYD.

Para alcançar esse objetivo, a empresa alemã anuncia o lançamento de mais de 30 modelos na China, sendo que mais de 20 serão eletrificados (elétricos e híbridos).

Protótipos para segmentos específicos

Cada um dos protótipos foi desenvolvido em conjunto com os respetivos parceiros chineses do Grupo Volkswagen, nomeadamente a FAW-Volkswagen, a SAIC-Volkswagen e a Volkswagen-Anhui.

O ID. Aura, da FAW-Volkswagen, é uma berlina compacta, posicionada no segmento dos familiares compactos, e estreia a plataforma CMP (Compact Main Platform), concebida para o mercado chinês.

Já o ID. Era, desenvolvido em colaboração com a SAIC, é um SUV com três filas de bancos e sete lugares. Trata-se de um veículo 100% elétrico equipado com um extensor de autonomia a combustão, anunciando uma autonomia elétrica de 300 km, que pode ultrapassar os 1000 km com recurso ao extensor.

O terceiro e último modelo é o ID. Evo, criado em parceria com a Volkwagen-Anhui. É direcionado a um público mais jovem e urbano, e assenta numa plataforma de 800 V, que estreia uma arquitetura eletrónica capaz de carregamentos ultrarrápidos.

Além de anteciparem novas tecnologias, os três protótipos foram desenvolvidos para responder às preferências dos consumidores chineses, não só em termos de design como de funções.

Relativamente ao design é possível identificar a influência do ID. Code, desvendado em Pequim no ano passado, sendo visível nos três modelos.

Como esta ofensiva foi concebida com o maior mercado automóvel do mundo em mente, é improvável vermos estes modelos na Europa.