Volkswagen revela versão GTI do renovado Polo

A Volkswagen revelou a versão GTI do renovado Polo, que adota as mesmas alterações do modelo base e mantém o motor de 2,0 litros com 207 cv.

A Volkswagen revelou a versão GTI do renovado Polo, que adota as mesmas alterações do modelo base e mantém o motor turbo de 2,0 litros com 207 cv. O interior recebe um novo sistema de infoentrenimento com ecrã tátil. Pela primeira vez estão disponíveis novos sistemas de assistência que oferecem uma condução semi-autónoma.

Dois meses após a apresentação da renovada gama Polo, e como prometido, a Volkswagen revela a versão desportiva GTI deste modelo.

Exteriormente, o Polo GTI adota as mesmas alterações estéticas do que as outras versões, designadamente um estilo baseado no Golf que torna ainda mais difícil distinguir os hatchback da marca alemã de segmento B e C.

O novo Polo GTI possui uma imagem marcada por vincos que dão dinamismo ao capot e sublinham a linha de cintura, destacando-se os grupos óticos redesenhados com assinatura visual em IQ.Light LED e as faixas vermelhas na grelha do radiador.

A secção traseira distingue-se pelas novas luzes LED com luz de travagem animada e indicadores de mudança de direção dinâmicos. O Polo GTI recebe pára-choques específicos que proporcionam ao carro uma presença mais agressiva nas estradas.

Chassis com afinação desportiva

Por baixo do capot encontra-se o mesmo motor sobrealimentado a gasolina de 2,0 litros que desenvolve uma potência de 207 cv e um binário de 320 Nm, transmitidos às rodas dianteiras através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. 

Em termos de prestações, o Polo GTI consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h, valores que não sofreram alterações face ao modelo que vem suceder.

O Volkswagen Polo GTI mantém a suspensão rebaixada, típica de um desportivo, e um diferencial eletrónico. Em opção está disponível a suspensão "Sport Select" da Volkswagen, que pode ser ajustada em conjunto com os perfis de condução para oferecer as melhores prestações em termos de direção, resposta do motor e relações da transmissão.

Sistemas de assistência

Os fãs do lendário interior axadrezado do GTI porque a renovada versão mantém a mesma imagem e disponibiliza, em opção, bancos desportivos. O revestimento do painel de bordo é agora vermelho, enquanto os apontamentos cromados mate estão espalhados pelo habitáculo.

LEIA TAMBÉM
Este é o novo Volkswagen Polo

A novidade mais importante é a introdução do novo sistema de infoentrenimento da Volkswagen com ecrã tátil de 8,0 polegadas. Em opção é proposto o sistema "Discover Pro" com ecrã de 9,2 polegadas. Entre as novas funcionalidades destacam-se o acesso a serviços em streaming, a possibilidade de gravar os perfis dos condutores na cloud, assim como a integração com Apple CarPlay e Android Auto.

Pela primeira vez, o Polo GTI oferece funções de condução parcialmente autónoma, baseada no sistema IQ.Drive da Volkswagen, que inclui regulador da velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem, radar, entre outros.