A dupla injeção de AdBlue é o segredo utilizado pela Volkswagen para reduzir 80% das emissões de óxidos de azoto, uma das partículas emitidas pelos escapes mais nocivas para a saúde
Apesar do CO2 ser a principal substância em foco quando se falam das emissões dos automóveis, existem outros gases muito mais perigosos para os seres humanos. Um deles é o NOx, ou óxido de azoto, que é bastante nocivo para os pulmões e tem outros impactos na saúde. Por isso mesmo é ele o alvo dos sistemas SCR (redução catalítica seletiva), que o eliminam no tubo de escape dos Diesel com a ajuda do AdBlue.
Como funciona a novidade da VW...
A VW anunciou ter evoluído mais este sistema SCR, passando a usar uma dupla injeção de AdBlue. Que utiliza também dois redutores catalíticos colocados em série (seguidos), ao invés de apenas um. O NOx forma-se pela reação do azoto com o oxigénio no ar durante a combustão. O papel do Adblue, uma solução de ureia, passa precisamente por quebrar essa ligação, formando H2O e N2 (azoto), moléculas que fazem parte do ar que respiramos normalmente.
O sistema de dupla injeção de AdBlue serve para compensar problemas em ter o SCR a operar na sua faixa ótima de utilização. Segundo explica a marca, ao apanhar os gases saídos do motor a uma temperatura mais baixa, isso vai aumentar a eficácia do sistema SCR. Além disso, ao recorrer ao segundo conversor catalítico, este sistema permite processar o AdBlue que não é utilizado na primeira fase.
2.0 TDI Evo faz a estreia
Os resultados desta inovação foram agora apresentados pela VW. Que aponta para uma redução de 80% no NOx expelido pelo tubo de escape. A estreia do sistema será feita com o novo 2.0 TDI Evo, de 150cv, que vai chegar à gama Passat. Este motor foi também confirmado para a próxima geração do VW Golf, que será revelada ainda durante o outono.
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