Já com data marcada. Volkswagen R vai tornar-se marca independente

Inaugurada em 2002, com o Golf Mk4 R32, a divisão 'R' da Volkswagen prepara-se para se tornar marca independente, desportiva... e elétrica

Inaugurada em 2002, com o lançamento do Golf Mk4 R32, a divisão 'R' da Volkswagen prepara-se agora para entrar numa nova fase da sua existência, sem dúvida, bem mais importante: até aqui pouco mais do que uma etiqueta para versões desportivas, o 'R' vai tornar-se sinónimo de marca premium de desportivos elétricos!

A decisão foi já confirmada por parte da casa-mãe, acrescentando que, a "nova" R, tornar-se-á uma "marca premium de desempenho", com o propósito desde já assumido de ganhar uma independência cada vez maior. Um pouco à imagem, aliás, daquilo que tem acontecido com outros departamentos do género, em marcas rivais, como é o caso da M na BMW, da Audi Sport na marca dos quatro anéis ou, ainda, da AMG na Mercedes-Benz.

O próximo Golf R, ainda de camuflado
O próximo Golf R, ainda de camuflado

Igualmente a sustentar esta nova estratégia, o sucesso obtido por estes departamentos, não somente em termos de notoriedade e de vendas, como também em termos financeiros e lucrativos.

Entretanto e no seguimento da decisão agora assumida, a divisão 'R' vai passar a deter o seu próprio pavilhão no centro de exposições Autostadt, em Wolfsburgo, o qual servirá para a apresentação dos futuros novos modelos, assim como à realização de eventos especiais, seja com clientes ou com fãs.

LEIA TAMBÉM
Com 6,5s nos 0-100 km/h. Volkswagen ID.Buzz também já tem versão mais "picante"

"Com os nossos modelos topo de gama de elevado desempenho, vamos poder estabelecermo-nos como uma parte integrante do portfólio de modelos Volkswagen – tanto no seio da marca, como do próprio Grupo", comentou o director da Volkswagen R, Reinhold Ivenz. Acrescentando que, "com o nosso próprio pavilhão na Autostadt, estamos a dar o passo seguinte rumo ao aumento da nossa notoriedade, como marca de performance".

Consumação acontecerá já em 2024

Quanto à transição para uma realidade totalmente elétrica, o mesmo responsável salientou que, "também intensificaremos a experiência de cliente R, através de insights exclusivos relativamente a concepts e novas tecnologias".

O primeiro Golf R, o Mk4 R32
O primeiro Golf R, o Mk4 R32

Já que no que concerne a prazos, a mesma fonte avançou que a vontade da Volkswagen é que a 'R' se torne uma marca independente, já a partir do verão de 2024.