O novo Project Trinity da Volkswagen vai chegar em 2026 como um veículo elétrico com tecnologia de ponta, que irá oferecer condução autónoma e um novo modelo de negócio. Com a maioria das funções a ser disponibilizada como serviços que podem ser descarregados.
O futuro topo de gama da Volkswagen já foi descrito como um "conceito plano altamente eficiente e com um design icónico". Uma primeira imagem divulgada pela Volkswagen sugere que terá linhas inspiradas no sedan Arteon.
O novo modelo será construído a partir da nova arquitetura Project Trinity EV, a qual utiliza elementos da plataforma MEB, mas com novas motorizações e software avançado. Isto permitirá disponibilizar sistemas ainda mais avançados, quer em termos de tecnologia de condução, quer de conectividade.
O Project Trinity será lançado em 2026, com sistemas de assistência à condução autónoma de Nível 2+, que poderão ser atualizados para Nível 4, permitindo uma condução autónoma total em algumas estradas em 2030.
Ralf Brandstätter descreveu o Project Trinity como o "nosso software de carro de sonho", acrescentando que irá introduzir um modelo de negócio totalmente novo, mas com um número radicalmente inferior de versões. Os clientes poderão escolher apenas a capacidade da bateria, a pintura da carroçaria e a dimensão das rodas.
Os proprietários vão poder activar e desativar algumas funções de hardware, enquanto outras serão disponibilizadas apenas por descarga de software "over-the-air".
O CEO da Volkswagen referiu que a disponibilização de algumas funções como atualizações significa que o "Trinity vai ser uma máquina do tempo". Os sistemas autónomos irão beneficiar da nova "rede nevrálgica" que a marca pretende desenvolver a partir dos seus automóveis conectados. Todos vão partilhar dados em tempo real das estradas, do trânsito e de outros sistemas.
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Entrada de gama
A Volkswagen pretende lançar um veículo elétrico citadino, a partir de 2025, que se destina a ocupar o espaço do Volkswagen e-up. O futuro ID.1 poderá utilizar a nova plataforma MEB-Lite, desenhada para receber baterias mais pequenas e com uma capacidade até 45 kWh.
A Volkswagen vai estrear a plataforma num supermini e num hatchback compacto, devendo receber as designações ID.1 e ID.2, posicionando-se nos segmentos do Polo e do T-Cross, respetivamente.
A Volkswagen irá trabalhar com os parceiros chineses para introduzir no mercado automóveis elétricos "muito rentáveis" e a plataforma MEB-Lite também poderá ser utilizada por outras marcas do Grupo Volkswagen.