A fábrica de Zwickau da Volkswagen só vai produzir veículos elétricos no futuro. O último automóvel de combustão a sair da sua linha de montagem foi uma carrinha Golf R. No futuro serão construídos seis modelos baseados na plataforma MEB, incluindo o ID.3, o ID.4 e um SUV da Audi.
A fábrica de Zwickau do grupo Volkswagen produziu o seu último automóvel com motor de combustão interna. Tratou-se uma carrinha Volkswagen Golf R com propulsor a gasolina de 2,0 litros que teve como destino um cliente alemão.
A partir de agora, a linha de montagem daquela fábrica alemã só irá produzir veículos elétricos para as marcas Volkswagen, Audi e Seat.
Inaugurada em 1904, a fábrica de Zwickau tem um longa tradição na produção de automóveis de combustão, incluindo das marcas Horch, Audi, DKW, IFA, Trabant. Em 1990, a Volkswagen iniciou a produção nesta unidade da Saxónia Ocidental.
Nos últimos 30 anos saíram da linha de montagem 6.049.207 veículos Volkswagen dos modelos Polo, Golf, Golf Break, Passat Berlina e Passat Variant.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen sem medos. Tesla é o alvo a abater, assume Diess.
"Hoje é um dia histórico. Temos orgulho do que fizemos até agora e ao mesmo tempo temos grandes esperanças naquilo que o futuro nos reserva", afirma Reinhard Vries, diretor de tecnologia e logística na Volkswagen Sachsen.
"A tendência para a mobilidade elétrica irá continuar a ganhar velocidade. Iremos responder a esta procura em Zwickau: temos a capacidade instalada para produzir 330 mil veículos no próximo ano".
Seis modelos baseados na plataforma MEB
O pavilhão 6, onde era produzido o Volkswagen Golf, está a ser sujeito a uma profunda transformação que irá durar todo o verão. No final do ano começarão a ser produzidos aqui os primeiros veículos elétricos, incluindo o ID.4, revelado virtualmente após o cancelamento do Salão de Genebra de 2020. A fábrica de Zwickau também irá produzir um SUV para a Audi.
A produção em série do Volkswagen ID.3 1st Edition arrancou em novembro de 2019 e neste verão terá início a montagem do ID.4.
Com a transformação gradual da fábrica de Zwickau, a Volkswagen irá mudar totalmente uma fábrica de automóveis para a mobilidade elétrica. O investimento total na concessão da fábrica será de aproximadamente 1,2 mil milhões de euros.
Quando estiver concluída a última fase da expansão em 2021, a fábrica de Zwickau irá produzir seis modelos baseados na plataforma MEB para as três marcas do Grupo Volkswagen.
Os oito mil funcionários irão receber formação para a produção de veículos elétricos e o manuseamento de sistemas de elevada voltagem.