O Grupo Volkswagen prepara-se para suspender a produção de veículos elétricos (EV) em alguma das suas fábricas mais importantes, localizadas na Alemanha, devido à interrupção de fornecimento de componentes produzidos na Ucrânia. País que, recorde-se, está a ser alvo de uma tentativa de ocupação militar, por parte da Rússia.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que o problema centra-se no fornecimento de cablagem elétrica, principalmente, a duas das fábricas do Volkswagen Group, que terá sido interrompido no seguimento da invasão da Ucrânia, por parte da vizinha Rússia.
Segundo a publicação, esta interrupção deverá afectar a produção de modelos 100% elétricos da Volkswagen, Audi e Cupra, que utilizam como base a conhecida plataforma MEB. Como é, de resto, o caso dos VW ID3, ID4 e ID5, dos Audi Q4 etron e do Cupra Born.
Quanto às fábricas em causa, trata-se da unidade de Zickwau, onde a produção deverá ser interrompida já esta terça-feira, dia 1 de março, até sexta-feira, dia 4, assim como da linha de montagem de Dresden, onde as máquinas deverão ser paradas já na quarta-feira, para retomarem a actividade, em princípio, apenas na sexta-feira, revelou um porta-voz do Volkswagen Group, num e-mail enviado à Auto News Europe.
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"A rede global de fornecedores do Grupo Volkswagen, que compreende mais de 40.000 fornecedores, também inclui alguns fornecedores no oeste da Ucrânia", confirmou o fabricante, no mesmo comunicado. Assumindo que, "devido à situação atual nesta região, pode haver interrupções na cadeia de suprimentos."
Sobre Zickwau, o jornal de negócios alemão Handelsblatt recorda que se trata do local de produção de veículos elétricos da Volkswagen mais importante na Europa, com uma produção média de quase 1.200 carros por dia.
Depois dos semicondutores…
Já no que diz respeito ao próprio Volkswagen Group, importa recordar que o fabricante já tinha de lidar com o impacto resultante da escassez de semicondutores no mercado mundial e que tem vindo a afectar, principalmente, a sua fábrica de Wolfsburgo. Local de onde sai, de resto, o seu modelo mais importante em termos de vendas, o Volkswagen Golf.
Aliás, só em 2021, Wolfsburgo produziu menos 330.000 carros, o número mais baixo saído das linhas de montagem localizadas na cidade-natal da Volkswagen, desde 1958, conclui a Automotive News Europe.