Saiba quais os mercados. Volkswagen desce preços dos elétricos

A Volkswagen acaba de fazer um reajustamento nos preços nas suas gamas ID.3, ID.4 e ID.5, tornando os seus elétricos mais acessíveis.

A Volkswagen acaba de fazer um reajustamento nos preços nas suas gamas ID.3, ID.4 e ID.5, tornando os seus elétricos mais acessíveis. A medida visa garantir uma maior competitividade, em termos de preços, dos modelos zero emissões de Wolfsburgo, face a rivais como a Tesla.

A notícia é avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que o corte nos preços abrangerá vários mercados europeus, como é o caso da França, Bélgica, Noruega e mais alguns países do norte da Europa.

A descida nos preços, que chegará acompanhada de alterações também nos níveis de equipamento, terão, de resto, começado já a ser anunciadas, pelos importadores e revendedores locais, desde o final de dezembro. Com um porta-voz da Volkswagen a acrescentar, em declarações à mesma publicação, que "tanto as alterações de preços, como as promoções a realizar, serão definidas em função dos mercados e da sua especificidade".

Ainda sobre estas alterações, a mesma fonte defendeu que esta revisão "ajudar-nos-á a alcançar os nossos ambiciosos objectivos em termos de negócio", sendo que, com "esta nova estratégia de preços mais clara, continuaremos a focar-nos, principalmente, na qualidade e atractividade dos nossos produtos".

Recorde-se que a medida agora conhecida vem contrariar aquilo que CEO do Volkswagen Group, Oliver Blume, afirmou ainda em 2023, quando garantiu que o maior construtor automóvel europeu não se envolveria numa guerra de preços com a Tesla. Isto, numa altura em que a marca norte-americana havia decretado um corte nos preços dos seus Model 3 e Model Y, duas propostas que continuam a contribuir, de forma decisiva, para que o fabricante se mantenha como a marca de automóveis 100% elétricos mais vendida na Europa.

LEIA TAMBÉM
Diz a Volkswagen. Baterias de estado sólido quase não perdem autonomia

No entanto, a levantar algumas nuvens negras sobre a confiança de Blume, surgem as previsões de vários especialistas do mercado automóvel e que apontam para diminuição na procura por automóveis exclusivamente elétricos, devido não só a preços excessivamente elevados, mas também a uma rede de carregamento que ainda não acompanha o aumento no número de veículos.

De resto, alguns gestores do próprio Volkswagen Group assumiram, no passado mês de outubro, uma diminuição no número de encomendas em 2023 e já que levou a que, por exemplo, naquela que é uma das principais fábricas de elétricos do grupo, Zickwau, tenham sido suprimidos turnos de laboração.

Com uma capacidade de produção anual a rondar os 360 mil veículos, a fábrica produz, atualmente, os Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5, assim como o Audi Q4 e-tron e o Cupra Born.

A TURBO tentou obter uma reacção da parte Volkswagen Portugal, nomeadamente, sobre se, também em Portugal, elétricos da marca de Wolfsburgo poderão registar, a breve trecho, alguma redução no preço. No entanto e até ao momento da publicação desta notícia, não foi possível obter qualquer resposta.