Nova Volkswagen Passat Variant tem estreia marcada para final de agosto

A Volkswagen está a realizar os últimos testes de desenvolvimento da nova Passat Variant, que tem estreia marcada para final de agosto

A Volkswagen está a realizar os últimos testes de desenvolvimento da nova Passat Variant, que tem estreia marcada para final de agosto e contará com uma versão híbrida plug-in com autonomia em modo elétrico até 100 quilómetros. A gama também terá motores TDI.

A nona geração da Passat estará disponível com carroçaria Variant (carrinha) e recebe um conjunto de inovações para se manter na vanguarda do segmento como um conceito intuitivo de visualização e utilização, um interior de alta qualidade, um novo sistema de controlo adaptativo do chassis, bancos de classe premium e unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 100 quilómetros.

A Volkswagen refere que explorou todo o potencial da plataforma modular transversal MQB evo no desenvolvimento da Passat Variant, tendo sido dada prioridade ao conforto de condução e de viagem. Isso é proporcionado pela maior distância entre eixos pelo novo sistema de chassis adaptativo com amortecedores de duas válvulas.

O novo Passat Variant vai ser maior do que o motor que substitui, com um crescimento de 14 centímetros no comprimento exterior e um aumento do espaço para as pernas em mais cinco centímetros.

Maior é também a bagageira que oferece mais 40 litros de capacidade, passando a disponibilizar até 690 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros), e mais 40 litros, para 1920 litros, quando o banco traseiro é rebatido.

O interior da Passat Variant vai contar com um novo cockpit e um novo sistema de infotainment, com ecrã de 12,9" ou, em opção ou dependendo do equipamento, 15". A marca alemã avança que os controlos táteis iluminados encontram-se por baixo do ecrã de infotainment e são utilizados para regular funções como a temperatura interior e o volume. Além disso, o volante multifunções volta a ter botões para facilitar a condução.

Suspensão adaptativa

O Passat Variant vai ser proposto com um novo desenvolvimento do controlo adaptativo do chassis, que inclui a suspensão adaptativa DCC Pro com amortecedores de duas válvulas. Segundo a Volkswagen, o sistema reage continuamente ao piso e à situação de condução, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e as manobras de aceleração.

O amortecimento ideal é calculado para cada roda e ajustado nos amortecedores em frações de segundo. O condutor tem a opção de ajustar o DCC de acordo com as suas preferências - de muito confortável a muito desportivo.

Estreado no atual Golf GTI, o Vehicle Dynamics Manager também vai integrar a dotação do Passat Variant, sendo a sua missão controlar as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. 

O Vehicle Dynamics Manager contribui para um comportamento mais neutro, estável, ágil e preciso, graças às intervenções nos travões específicas para cada roda e à regulação seletiva da dureza dos amortecedores.

Motor TDI continua disponível

Os motores TDI da Volkswagen contribuíram para o sucesso do Passat nas gerações anteriores, pelo que a marca alemã decidiu manter este tipo de motorização na sua oferta. A plataforma MQB evo permite a disponibilização de diferentes tipos de motor, desde os já referidos TDI (turbodiesel), passando pelos blocos a gasolina sobrealimentados sem ou com tecnologia híbrida suave (TSI ou eTSI) até aos sistemas híbridos com bateria recarregável externamente (eHybrid).

LEIA TAMBÉM
Nona geração do Volkswagen Passat prevista para 2023

A Volkswagen salienta que a autonomia em modo elétrico da nova linha motriz híbrida plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. 

Além disso, o carregamento em corrente alterna será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível de série.

O novo Passat Variant vai ser apresentado mundialmente em final de agosto, mas este modelo só será lançado no primeiro trimestre de 2024.