Referência no segmento D, o Volkswagen Passat entrou na sua nona geração, tendo sido desenvolvido a partir da plataforma MQB Evo, que também é utilizada pelo Golf VIII, assim como pelos novos Tiguan e Audi A3, Skoda Superb, entre outros. Uma das particularidades desta nova geração consiste no facto de estar disponível apenas como carrinha.
Em termos de imagem, o novo Passat apresenta linhas mais arredondadas e aerodinâmicas do que as da geração anterior e a secção frontal carateriza-se por um design claramente inspirado no do Golf. A combinação de uma ampla grelha inferior com os faróis recuados proporcionam um aspecto vanguardista.
O equilíbrio das proporções, porém, terá ficado aquém daquilo que os designers da marca gostariam, com uma projeção traseira claramente excessiva para responder às necessidades de versatilidade dos utilizadores deste tipo de viaturas.
No que se refere às dimensões exteriores, o novo Passat eHybrid não só é mais comprido (4,92 metros) e largo (1,85 m) do que o seu antecessor como também tem uma maior distância entre-eixos (2,84 metros), o que permite disponibilizar índices de habitabilidade bastante generosos, especialmente nos lugares traseiros, quer em termos de espaço para as pernas, quer altura para a cabeça.