Volkswagen Passat 1.5 TSI 204 cv PHEV DSG. Assim faz sentido

Com a introdução de uma bateria com maior capacidade, a versão eHybrid do novo Volkswagen Passat, disponível apenas como carrinha, passou a oferecer uma autonomia real superior a 100 quilómetros e um baixo custo energético, assumindo-se como uma alternativa face ao diesel.

Com a introdução de uma bateria com maior capacidade, a versão eHybrid do novo Volkswagen Passat, disponível apenas como carrinha, passou a oferecer uma autonomia real superior a 100 quilómetros e um baixo custo energético, assumindo-se como uma alternativa face ao diesel.

Referência no segmento D, o Volkswagen Passat entrou na sua nona geração, tendo sido desenvolvido a partir da plataforma MQB Evo, que também é utilizada pelo Golf VIII, assim como pelos novos Tiguan e Audi A3, Skoda Superb, entre outros. Uma das particularidades desta nova geração consiste no facto de estar disponível apenas como carrinha.

Em termos de imagem, o novo Passat apresenta linhas mais arredondadas e aerodinâmicas do que as da geração anterior e a secção frontal carateriza-se por um design claramente inspirado no do Golf. A combinação de uma ampla grelha inferior com os faróis recuados proporcionam um aspecto vanguardista.

O equilíbrio das proporções, porém, terá ficado aquém daquilo que os designers da marca gostariam, com uma projeção traseira claramente excessiva para responder às necessidades de versatilidade dos utilizadores deste tipo de viaturas.

No que se refere às dimensões exteriores, o novo Passat eHybrid não só é mais comprido (4,92 metros) e largo (1,85 m) do que o seu antecessor como também tem uma maior distância entre-eixos (2,84 metros), o que permite disponibilizar índices de habitabilidade bastante generosos, especialmente nos lugares traseiros, quer em termos de espaço para as pernas, quer altura para a cabeça.

Contudo e atendendo a uma largura interior de 1,48 metros, o Passat eHybrid permite acomodar em verdadeira classe executiva dois ocupantes na fila traseira. Um terceiro já irá viajar mais apertado.

Enorme bagageira

Igualmente importante numa carrinha é a bagageira e neste capítulo o novo Passat não deixa os seus créditos por mãos alheias, apresentando um comprimento interno de 1,14 metros com os assentos traseiros em posição normal, aumentando para quase dois metros (1,97 metros) com o rebatimento dos bancos, numa configuração 60:40.

O volume útil é de uns impressionantes 430 litros e a altura de carga de 48 centímetros. A capacidade só não igual às dos congéneres a gasolina e diesel, que oferecem 540 litros, devido ao espaço ocupado pela bateria por baixo da bagageira.

O Passat eHybrid várias possibilidades de regulação do assento do condutor, que no caso da versão de entrada é manual, e da coluna da direção pelo que não terá problemas a encontrar a melhor posição atrás do volante.

A visibilidade também impressiona, graças à ampla superfície vidrada. Além disso, os sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, assim como a câmara traseira também dão uma preciosa ajuda nas manobras neste veículo com quase cinco metros de comprimento.

A qualidade do interior era decepcionante nalguns modelos recentes da Volkswagen, mas o Passat representa o regresso à boa forma, com uma mistura de superfícies suaves ao toque com plásticos de qualidade, num ambiente de sobriedade.

Entre os lugares dianteiros existe mais espaço para arrumações, que se deve à mudança do seletor dos programas de condução para o lado esquerdo da coluna da direção.

Ecrã tátil com demasiada informação

O painel de bordo minimalista pode parecer agradável, mas, por outro lado, obriga ao recurso ao controlo de voz ou ao ecrã tátil central de 12,9” do sistema de informação e comunicação para operar a maioria das funções, levando o condutor a retirar os olhos da estrada.

A quantidade de informações ao nosso dispor no ecrã central é proporcional à dificuldade de habituação ao seu manuseamento, tal a quantidade de informações concentradas, incluindo a seleção dos modos de condução, a conectividade, a climatização e entretenimento, cujas opções podem ser ampliadas pela aquisição de várias apps, incluindo a navegação.

A seleção entre os modos elétrico e híbrido também só é possível efetuar no ecrã, mas só pode ser encontrada num submenú. 

O volante multifunções possui botões físicos para aceder a diversas funções como o computador de bordo, sistema de som, regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, entre outros.

A regulação do volume de som e da temperatura do ar condicionado automático continuam a ser feitos através de uma barra sensível ao toque, a qual passou a ser retroiluminada, facilitando a sua utilização à noite.

O painel de instrumentos digital é de série, podendo ser configurado para exibir um conjunto vasto de informação em diferentes disposições.

PHEV com 204 cv

A nova geração do Passat recebeu uma nova motorização híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV) que se assume como uma alternativa bastante interessante em termos de custos de utilização, graças a uma decente autonomia em modo elétrico.

A unidade ensaiada recebe um motor de quatro cilindros de 1,5 litros que funciona em ciclo Miller, com turbocompressor de geometria variável e bomba injetora de alta pressão. O bloco a combustão desenvolve uma potência de 150 cv e está associado a um motor elétrico de 116 cv, sendo o sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

A potência combinada é de 204 cv e o binário de 350 Nm entre as 1500 e as 4000 rpm. A linha motriz inclui ainda uma bateria com uma capacidade útil de 19,7 kWh, que permite anunciar uma autonomia em modo elétrico de 135 quilómetros, em ciclo WLTP.

Durante o ensaio foi possível alcançar uma autonomia em modo elétrico de 120 quilómetros, valor não muito distante do reivindicado pela marca alemã. O consumo de combustível registado pelo computador de bordo nos primeiros cem quilómetros foi de 1,7 litros e de energia de 12,3 kWh, com uma carga remanescente na bateria de 37%. 

Apesar serem superiores aos 0,4 l/100 km e 16,1 kWh/100 km anunciados pela marca, aqueles valores não deixam de impressionar. Uma carga completa da bateria e um depósito de 45 litros de gasolina garantem uma autonomia combinada superior a 720 quilómetros.

Esgotada a carga da bateria, o consumo de combustível pode chegar aos 5,9 l/100 km pelo que será recomendável, em nome dos custos, colocá-lo à carga. Neste capítulo, o Passat eHybrid de 204 cv permite recuperar até 80% da capacidade em corrente contínua num posto de 50 kW, demorando cerca de 25 minutos. Por sua vez, o carregador de bordo de 11 kW possibilita uma carga completa em 2h30m.

Dinâmica

Em termos dinâmicos, o arranque é sempre assegurado pelo motor elétrico que se mantém em funcionamento até aos 140 km/h com o modo Eco ativado. Nos modos Comfort e Sport, a entrada em ação do bloco a gasolina varia em função do pedal do acelerador.

Graças ao elevado binário de 350 Nm, o Passat eHybrid de 204 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns respeitáveis 8,1 segundos para um familiar que pesa em vazio mais de 1,8 toneladas e alcançar uma velocidade de ponta de 220 km/h.

A suspensão é bastante eficaz em bons pisos e a velocidades mais elevadas, permitindo uma movimentação sem rolamentos excessivos da carroçaria. O caso já muda de figura quando em superfícies mais irregulares, pois a sua atuação nunca é demasiado firme, penalizando o conforto a bordo.

Será de referir que esta versão não vem de série com a suspensão adaptativa DCC. Por seu lado, a direção informativa e precisa contribui para uma condução ágil, estável e rápida, mesmo em trajetos mais sinuosos.   

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público a partir de 51 571 euros, o Passat eHybrid conta com um equipamento de série bastante completo não faltando o ar condicionado automático, Cockpit Digital Pro, Cruise Control Adaptativo, câmara traseira, sistema de informação e comunicação com ecrã de 12,9”.
A introdução de uma bateria com maior capacidade veio permitir um aumento considerável da autonomia em modo elétrico para mais de 100 quilómetros e baixar o consumo de combustível nos primeiros 100 ou 200 quilómetros que nenhum diesel consegue reivindicar. Assim já faz sentido um híbrido plug-in (PHEV) desde que, naturalmente, se tenha a preocupação de andar sempre com carga na bateria.

FICHA TÉCNICA

Volkswagen Passat 1.5 TSI 204 cv PHEV DSG

PREÇO  51 571€ (52 150€ - unidade ensaiada)

MOTOR Gasolina, 4 cil. 1498 cc + Elétrico

POTÊNCIA 204 cv (150 kW) das 5500 às 6000 rpm

BINÁRIO 350 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 6 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,92/1,85/1,51 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,84 M

PESO 1838 KG

MALA 510 - 1920 L

ACEL 0 - 100 KM 8,1 S

VEL. MAX 220 KM/H

CONSUMO WLTP 0,4 (1,7*) l/100 km

CAPACIDADE BATERIA 19,7 kWh

AUTONOMIA 135 KM (120 KM*)

TEMPO CARGA 2H30 (11 KW) 26M (50 KW) 

EMISSÕES 8 G/KM

IUC 148,22 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Espaço

Consumo

Autonomia elétrica

Peso potência

Opcionais

Transmissão 6 velocidades