Nova Transporter. Parece mais um Volkswagen do que um Ford

A Volkswagen Veículos Comerciais divulgou imagens oficiais da nova Transporter, distinguindo-se claramente do seu congénere da Ford.

A Volkswagen Veículos Comerciais divulgou imagens oficiais da nova Transporter, cujas linhas exteriores mantém o ADN dos modelos da marca alemã, distinguindo-se claramente do seu congénere da Ford.

Com estreia mundial agendada para o próximo dia 15 de setembro, pouco antes da abertura das portas do salão de veículos comerciais IAA Transportation 2024 em Hannover, a Volkswagen vai libertando cirurgicamente informações e imagens relativamente a sétima geração da Transporter, que não vai receber a designação T7 porque essa pertence à Multivan, que se encontra em comercialização no mercado nacional desde março de 2022.

A nova geração da Transporter foi desenvolvida em parceria com a Ford e partilha a plataforma, e não só, com a Transit Custom, que é a detentora do troféu "International Van of the Year" de 2024. Como resultado também será proposta em versões com motorização diesel, híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV) e elétrica a bateria (BEV).

A nova Transporter será disponibilizada nos derivativos furgão de três lugares, furgão Plus (com segunda fila de assentos rebatível), cabina-dupla, assim como nas variantes de passageiros Kombi e Caravelle. A gama vai incluir opções de chassis curto e longo, tecto normal e alto.

Imagem Transporter

A Volkswagen Transporter / Caravelle partilha as proporções e mais do que alguns painéis da carroçaria com a Ford Transit / Tourneo Custom. No entanto, como a Volkswagen entrou logo numa fase muito embrionária do projeto, os seus designers tiveram mais liberdade para aplicarem mais extensivamente alguns elementos de estilo específicos da marca alemã. Como resultado, o novo modelo tem um visual exterior que mais faz recordar uma Transporter do que a uma Transit Custom.

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Exemplo disso é a secção frontal que combina elementos da Multivan e do ID.Buzz. Entre os outros elementos específicos da Volkswagen destaque para a linha de cintura plana nos vidros laterais e as luzes traseiras LED inspiradas na Amarok.

O habitáculo, por sua vez, é bastante semelhante ao da Transit Custom, incluindo o cockpit digital com painel de instrumentos digital de 12" e ecrã tátil de 13", comandos físicos para a climatização e volume de som, assim como vários compartimentos para arrumações.

Dois comprimentos

A nova Transporter será proposta em duas distâncias entre-eixos, de 3,1 metros e 3,5 metros, que permitem disponibilizar dois comprimentos de carroçaria, com 5,05 metros e 5,45 metros, respetivamente. Em comparação com a sua antecessora é mais comprida e larga, o que se traduziu num aumento do volume útil de carga entre 5,8 e 9,0 m3.

Em termos mecânicos, a versão diesel da nova Transporter recebe um motor de 2,0 litros, de origem Ford, que será proposto em níveis de potência de 110 cv, 150 cv e 170 cv. A variante híbrida plug-in (eHybrid), por sua vez, combina um propulsor a gasolina de 2,5 litros de 100cv e um motor elétrico, oferecendo uma potência conjunta de 232 cv. A bateria de iões de lítio de 11,8 kWh permite percorrer até 56 quilómetros em modo elétrico.

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A gama vai contar ainda com três versões elétricas com bateria de 64 kW, que oferecem níveis de potência de 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv) . A Volkswagen refere que está prevista uma variante com uma bateria mais pequena para distribuição urbana.

Os modelos diesel e eHybrid têm tração dianteira, estando o sistema de tração integral 4Motion previsto para as motorizações a gasóleo com 150 cv e 170 cv. As versões elétricas têm tração traseira, mas mais tarde deverá chegar também uma variante com tração integral.

As versões e-Hybrid e elétricas vêm com caixa automática, assim como os modelos com motorização de 170 cv, que é opcional na de 150 cv.