Volkswagen Nivus. Variante Coupé do T-Roc oficialmente apresentada

A Volkswagen acaba de apresentar, de forma oficial, o seu próximo SUV, o Volkswagen Nivus, e que nada mais é que a variante Coupé do T-Cross.

Depois da confirmação de que não se trata de um modelo apenas para as Américas, mas que também desembarcará na Europa, a Volkswagen acaba de apresentar, de forma oficial, o seu mais recente SUV, a que deu o nome de Nivus. E que, nada mais é, que a variante Coupé do já famoso Volkswagen T-Cross.

Tudo começou com um desenho, e a garantia de que seria um novo crossover, não apenas construído, como também comercializado, apenas no mercado brasileiro.

LEIA TAMBÉM
Nivus. Eis o primeiro SUV Coupé da Volkswagen, também para Europa

Desenvolvido, efectivamente, pela Volkswagen Brasil, a verdade é que não demorou muito para que surgisse a notícia de que o novo Volkswagen Nivus não se limitaria ao território brasileiro, mas chegaria, igualmente, à Europa.

A justificar tal decisão, não somente a boa receptividade que o modelo conseguiu, devido ao seu posicionamento, mas também e principalmente, o facto de recorrer, em grande parte, aos mesmo recursos técnicos do T-Roc. A começar, pela mesma plataforma MQB-A0 que serve de base a este modelo.

Apresentado, de forma oficial, esta quinta-feira, o Nivus não esconde a influência do T-Roc, também, na estética exterior. Ainda que, optando por uma grelha frontal ligeiramente diferente, assim como por ópticas mais rasgadas.

Observado de perfil, o Volkswagen Nivus destaca-se não apenas pelas jantes de dimensões generosas, como também e principalmente, pela forma como o tejadilho desce, a partir dos pilares C, à imagem de um SUV Coupé. Com a carroçaria a terminar, de resto, num plano mais arrebitado, do qual fazem igualmente parte novos farolins.

Interior decalcado do T-Roc... e do Polo

Já no interior do habitáculo, uma semelhança ainda maior, quer com o T-Roc, quer com o Polo, ainda que e segundo avança a Volkswagen, o Nivus não deixe de ter também algumas novidades, das quais a mais importante será mesmo o novo sistema de infotainment Volkswagen Play, do qual faz parte um generoso ecrã HD de 10,1", desenhado pela Volkswagen Brasil para a família de veículos que tem por base a plataforma modular MQB-A0. E que, acrescente-se, é 100% compatível, tanto com Apple CarPLay, como com Android Auto.

Quanto a motores, o Nivus recorre à já conhecida família de propulsores de três e quatro cilindros da Volkswagen, a começar no 1.0 TSI de 115 cv, e a terminar no 1.5 TSI de 150 cv. Tudo apontando, igualmente, para que possam vir a existir uma opção Diesel, muito provavelmente, traduzida no 1.6 TDI de 115 cv, além de uma versão a Gás Natural Comprimido, ou GNC.

Para 2021?...

Dúvidas, para já, apenas quanto ao início de comercialização do Volkswagen Nivus na Europa, sendo que não deverá passar da primeira metade de 2021.

O mesmo se passa, relativamente à possibilidade de lançamento de versões mais desportivas, deste SUV Coupé que é o Volkswagen Nivus. Algo que, tratando-se de uma proposta mais passional, o mais certo é que estejam igualmente já previstas...