Nivus. Eis o primeiro SUV Coupé da Volkswagen, também para Europa

A Volkswagen está a desenvolver o seu primeiro SUV... Coupé. Trata-se do Nivus, modelo originariamente pensado no Brasil, mas que também vem para a Europa!

Depois do T-Cross, do T-Roc, do Tiguan e do Touareg, a Volkswagen está agora a desenvolver o seu primeiro SUV... Coupé. Trata-se do Nivus, um SUV compacto inicialmente previsto apenas para a América Latina. Mas que, afinal, garante as últimas informações, virá também para a Europa!

Com lançamento agendado nos mercados das Américas já para o final da próxima Primavera, este Volkswagen Nivus, do qual já existem inclusivamente imagens, ainda que bastante camuflado, terá sido um projecto desenvolvido, originalmente, pela Volkswagen Brasil.

LEIA TAMBÉM
Entrevista TURBO. Volkswagen Golf, uma história de sucesso

Pensado, de início, para o mercado brasileiro, o projecto rapidamente ganhou âmbito maior, passando a ser encarado, não apenas como um produto para consumo exclusivamente interno, mas, sim, destinado à generalidade dos mercados sul-americanos.

Entretanto e até hoje sem qualquer representante no sub-segmento dos SUV Coupé, variante que, aliás, regista uma procura crescente na Europa, a Volkswagen terá voltado a repensar o projecto e decidido que o Nivus marcará presença, igualmente, no Velho Continente.

Concebido para se posicionar entre o T-Roc e o Tiguan, com os quais partilha, de resto, a plataforma modular MQB, ainda que enveredando por um visual claramente diferenciador, o Volkswagen Nivus destaca-se por uma traseira empinada e acentuadamente prolongada, logo a partir do pilar C. Opção que leva o fabricante de anunciar, para este SUV compacto, uma capacidade de bagageira de 415 litros, ou seja, um pouco menos que os 445 litros do T-Roc.

Para já apresentado ainda de camuflado, o que não deixa de permitir perceber aquelas que serão as linhas gerais do modelo, do Volkswagen Nivus (será mesmo este o nome, na Europa?...) nada se conhece ainda do interior ou, igualmente, dos motores.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen soma híbridos. Tiguan e Arteon recebem PHEV ainda este ano

No entanto e conhecendo as diferenças entre os mercados sul-americano e europeu, é de acreditar que, para ser comercializado no Velho Continente, o Nivus terá de passar não apenas por uma reformulação de motores (na América do Sul, o modelo está previsto ostentar uma só motorização, um 1.0 TSI de 128 cv), passando a ostentar, por exemplo, os mesmos motores do T-Roc, como também um maior cuidado em termos de qualidade, segurança e equipamento.

Certo, ao que parece, é que, estas revisões, não poderão demorar muito tempo. Até porque e de acordo com as informações mais recentes, o primeiro SUV Coupé da Volkswagen deverá estar à venda na Europa, já em 2021!