Volkswagen Multivan. Eis o sucessor do Sharan de Palmela

A Volkswagen desenvolveu uma nova geração do Multivan, que se destina a suceder ao atual Sharan produzido em Palmela.

A Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu uma nova geração do modelo Multivan, que se assume como um monovolume familiar de dimensões e lotação até sete lugares, que se destina a suceder ao atual Sharan produzido em Palmela. Chega no final do ano, com três níveis de equipamento.

Com base na plataforma MQB, a Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu a nova geração do Multivan, que estará disponível exclusivamente como um monovolume familiar de dimensões médias, permitindo transportar até sete ocupantes. Este modelo virá substituir o atual Sharan, fabricado em Palmela pela AutoEuropa.

Com um comprimento exterior de 4,97 metros, uma largura de 1,94 metros e uma altura de 1,90 metros, o novo Volkswagen Multivan aposta na versatilidade, na modularidade e no amplo espaço interior para ocupantes e bagagens.

Exteriormente, o novo Multivan distingue-se por adotar a mais linguagem de estilo do Grupo Volkswagen. O capot é mais plano, enquanto a grelha e os grupos óticos proporcionam uma imagem mais dinâmica e contemporânea.  A base do pára-brisas foi prolongada para frente, permitindo a criação de uma janela adicional entre a porta e o pilar A, reforçando o aspeto de um monovolume clássico.

Interior modular 

O acesso ao habitáculo é assegurado por duas portas laterais deslizantes, que podem abrir com um simples toque de um pé na parte inferior. Já o interior conta com bancos giratórios na segunda fila (podendo rodar 180º), criando uma verdadeira sala de estar na parte traseira do veículo.

A última fila é constituída por três bancos individuais, que podem ser retirados sem dificuldade. A este propósito, a marca reivindica que o peso dos bancos foi reduzido em 25% para facilitar a sua movimentação nas calhas ou mesmo a sua remoção, permitindo aumentar o volume útil da bagageira de 469 litros para uns impressionantes 4053 litros.

O Multivan recebe ainda uma nova mesa ajustável em altura, que pode ser deslocada entre os bancos através de um sistema de calhas, ou pode ser avançada para a frente, onde se torna numa consola central.

eHybrid em estreia

A adoção da plataforma MQB significa que o novo Multivan passa a estar disponível com um painel de bordo totalmente redesenhado que integra um ambiente totalmente digital. A dotação de série compreende o Cockpit Digital e o sistema de infoentretenimento "Ready 2 Discover". Com recurso a uma unidade de comando online, o sistema oferece um conjunto alargado de serviços online

No capítulo mecânico, o Multivan estreia uma motorização híbrida plug-in, denominada eHybrid, que combina um bloco de 1,4 litros de 150 cv e um motor elétrico de 85 kW, disponibilizando uma potência combinada de 218 cv e uma autonomia elétrica de até 50 quilómetros. A oferta é complementada por dois motores a gasolina, de 1,5 litros e 2,0 litros, com 136 cv e 204 cv. Também está previsto um propulsor diesel de 2,0 litros com 150 cv, mas só chega em 2022. A transmissão é assegurada, de série, por caixas de dupla embraiagem (DSG).  

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Para apoiar a condução, a Volkswagen Multivan pode receber um total de 26 sistemas de assistência. A dotação de série inclui o Car2X (permite utilizar as informações fornecidas por outros veículos num raio de 800 metros), Front Assist com Travagem de Emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito ou regulador da velocidade de cruzeiro. Entre as novidades destaque para o "IQ.Drive Travel Assist", que possibilita uma condução semi-autónoma entre os 0 e os 210 km/h.

O novo Multivan deverá chegar aos concessionários da Volkswagen no final de 2021 e será proposto nos níveis de equipamento Multivan, Life e Style.