Patrão da Volkswagen quer liderar nos carros autónomos até 2030

A Volkswagen está a apostar na tecnologia de condução autónoma e espera liderar nesta área até 2030. O programa está a ser conduzido

A Volkswagen está a apostar na tecnologia de condução autónoma e espera liderar nesta área até 2030. O programa está a ser conduzido pela divisão de veículos comerciais e as primeiras unidades de teste serão baseadas no ID Buzz.

Recentemente, a empresa norte-americana Argo, que se dedicava ao desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma, anunciou o encerramento da sua atividade. Alguns dos seus funcionários vão ser contratados pelos dois maiores investidores da Argo, Volkswagen e Ford. Ao que parece, a falência não incomoda o fabricante alemão.

Apesar do seu investimento de 2,6 mil milhões de euros na Argo, a Volkswagen acredita estar no caminho certo para lançar veículos autónomos em larga escala até ao final da década.

Recentemente, o CEO da Volkswagen, Thomas Schaefer, comentou o assunto e afirmou que o construtor está "a consolidar o seu desenvolvimento de parcerias" sem avançar com mais detalhes. Todavia, Thomas Schafer acrescentou que existem grandes dificuldades para toda a indústria, mas os investimentos não devem parar porque a Volkswagen necessita de ser uma das primeiras marcas a estar representada nesta área.

"Temos de nos concentrar na condução autónoma e é por isso que estamos a trabalhar arduamente na divisão de veículos comerciais porque quando isso acontecer abrirá novas oportunidades e rentáveis. Não diria que o vencedor fica com tudo, mas é uma área onde é necessário estar logo no início. Não podemos esperar e depois avançar rapidamente e é por isso que estamos totalmente empenhados", afirmou o CEO da Volkswagen à Autocar.

Veículos baseados no ID Buzz

Curiosamente, a Volkswagen atribuiu à divisão de veículos comerciais a competência para liderar a estratégia de condução autónoma do grupo. A Volkswagen Veículos Comerciais está atualmente a trabalhar numa versão totalmente autónoma do ID Buzz, que deverá ser utilizada como robotáxi e veículo de distribuição até meados da década. O projeto ainda está na fase inicial de desenvolvimento e a Volkswagen está a avaliar se esse veículo necessita de volante ou não.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID Buzz já recebeu mais de 20.000 encomendas

O programa da Volkswagen deverá arrancar em Hamburgo, onde estão a ser efetuados testes com veículos autónomos baseados no ID Buzz. Se tudo correr como previsto, o serviço deverá ser alargado a mais 50 cidades na Europa e América do Norte até 2030. Nessa altura, a Volkswagen espera ter veículos autónomos dominantes para disponibilizar aos seus clientes.

Primeiro teste com veículos autónomos com o ID Buzz AD nas ruas de Munique