Caso se mantenha a tendência dos primeiros nove meses do ano, o grupo automóvel germânico prepara-se para colocar fim à liderança da Toyota no mercado automóvel a nível global. Os quatro anos de liderança do mercado automóvel mundial da Toyota, entre 2012 e 2015, podem estar prestes a chegar ao fim, já que quando falta apenas um trimestre para terminar 2016 o Grupo Volkswagen ocupa o topo das vendas e tem um ritmo de evolução superior ao do seu adversário nipónico. Nos últimos nove meses as vendas do consórcio germânico evoluíram 2,4% para 7,61 milhões de unidades, enquanto o Grupo Toyota apenas cresceu 0,4% no mercado, para 7,53 milhões de unidades. Embora a diferença esteja apenas em 80.000 unidades, valores bastante reduzidos tendo em conta que falamos de vendas a nível mundial, este resultado é reflexo da aposta dos dois fabricantes em regiões distintas. Enquanto a Toyota colocou maior foco nos Estados Unidos, onde as vendas têm caído ligeiramente ao longo de 2016, os germânicos preferiram investir na China, onde lideram este mercado que continua a crescer, uma estratégia que aparentemente vai resultar na liderança da indústria automóvel a nível mundial.