ID.1 será o primeiro Volkswagen com a arquitetura da Rivian

A Volkswagen confirmou que o ID.1 será o primeiro modelo da marca alemã a receber a nova arquitetura desenvolvida em parceria com a Rivian. A seguir, será a vez da próxima geração Golf.

O ID.1 será o primeiro modelo da Volkswagen a receber a nova arquitetura elétrica desenvolvida em parceria com a Rivian.

Quem o confirmou foi o diretor técnico da marca alemã, Kai Grünitz, que destacou que o futuro ID.1 irá usufruir de uma arquitetura de software flexível, que pode ser adaptado para diferentes segmentos.

Importante relembrar que este anúncio surge depois de ter sido anunciado que o Golf seria o primeiro modelo a tirar partido da parceria com a empresa norte-americana.

Contudo Kai Grünitz, explica que a decisão de começar com o ID.1 “reduz o risco para o Golf”.

O futuro ID.1 terá menos funcionalidades que o Golf, permitindo à marca margem de manobra para resolver quaisquer problemas iniciais na plataforma, com recurso às atualizações over-the-air.

“A vantagem da arquitetura zonal é que posso colocar uma, duas ou três zonas num veículo”, disse Grünitz, à Autocar.

“Os veículos dos segmentos de preços mais baixos só precisam de uma zona, enquanto um veículo premium pode precisar de três ou quatro, dependendo das funções. Posso utilizar uma família de SoC [system-on-chip] dedicada para cada modelo. Assim, para o ID 1, posso utilizar um SoC com um preço e uma complexidade mais baixos, mas se passar a mesma arquitetura para o Golf, posso utilizar um SoC diferente que custa mais dinheiro, mas que oferece funções adicionais. Mas continua a ser o mesmo software”, concluiu.

Nova geração do Golf em 2029

Espera-se que o novo Golf seja lançado em 2029. A nona geração será comercializada exclusivamente como um EV e também vai recorrer à mesma arquitetura de 800V desenvolvida pela Rivian.

A base da próxima geração do Golf será a plataforma flexível SSP do Grupo Volkswagen e que utilizará um novo design de bateria “cell-to-pack”.

  • Volkswagen e Rivian juntas para fazer próximo Golf elétrico

    ID: 204236 | 2091564874

O futuro segmento C da Volkswagen será construído na fábrica de Wolfsburgo, na Alemanha. Já a produção da atual geração, será transferida para a unidade fabril de Puebla, no México.