Com base no ID.7. Volkswagen desvenda o ID.X Performance

A Volkswagen deu a conhecer, na Suíça, a sua mais recente interpretação de uma berlina elétrica desportiva, o ID.X Performance Concept.

A Volkswagen deu a conhecer, na Suíça, a sua mais recente interpretação de uma berlina elétrica desportiva, baseada no novíssimo ID.7, a que deu o nome ID.X Performance. Mas que, infelizmente e apesar do visual promissor, tem desde já a garantia de que não será produzida...

Baseado na já bem conhecida plataforma para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, a Modularer E-Antriebs Baukasten (MEB), o ID.X Performance Concept foi apresentado durante o mais recente Encontro Internacional ID. Treffen, dedicado aos proprietários e entusiastas dos veículos elétricos da marca de Wolfsburgo. O qual teve, mais uma vez, teve lugar na margem suíça do lago Maggiore, em Locarno, com a participação, inclusivamente, de vários especialistas da marca alemã, entre os quais, o director de Tecnologia MEB, Andreas Reckewerth.

"A MEB oferece muitas possibilidades fantásticas para abordar o desenvolvimento de veículos com uma grande dose de criatividade", defendeu, na ocasião, este responsável, assumindo que, "era claro para nós que queríamos basear o nosso novo 'show car' no ID.7 e que nos concentraríamos em melhorar o seu desempenho". Pelo que e "desta forma, podemos mostrar o que é possível atingir."

Aliás e sobre este novo concept, nota para o impacto causado por um visual verdadeiramente desportivo e a prometer elevadas doses de potência, graças não só à presença, por exemplo, de um deflector dianteiro e um difusor traseiro, ambos fabricados em carbono, mas também um ângulo de convergência aumentado em 80 mm e uma suspensão desportiva, de molas especialmente rígidas, que reduz a distância ao solo em 60 mm.

Ainda como parte do pacote de soluções, jantes em liga leve desportivas de 20 polegadas com pneus de competição de 265 mm de largura, bloqueio central do diferencial e uma asa traseira em carbono, a procurar acentuar a força descendente na traseira. Onde, de resto, também dá para perceber a reformulação feita no design interior dos farolins, integrados numa grossa barra, a atravessar toda a secção.

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Passando ao habitáculo, a novidade decorrente da presença de um conjunto de bancos dianteiros em carbono, os quais, além de apoio melhorado, adoptam a mesma solução dos pormenores em vermelho que marca o resto do ambiente.

Com 558 cv de potência

Finalmente e falando do trem de força, os engenheiros da Volkswagen decidiram dotar este ID.X Performance de, não um, mas dois motores elétricos, acrescentando o propulsor síncrono de funcionamento permanente que já figura no eixo traseiro do ID.7, um segundo motor assíncrono adicional no eixo dianteiro. O que, além de garantir a mais-valia da tracção integral, também permite, com a entrada em acção deste último, um importante boost, na tentativa de garantir a potência máxima declarada de 558 cv!

Já em prol da eficácia, a presença pelo Vehicle Dynamic Manager, sistema que gere não só a disponibilização do binário, como também o funcionamento do bloqueio do diferencial no eixo traseiro. Com o condutor a poder, igualmente, intervir neste capítulo, através de um ecrã independente, de 17 centímetros na diagonal, posicionado na consola central.

Finalmente e embora a Volkswagen nada avance sobre a bateria, tudo aponta para que o concept mantenha a mesma bateria de 86 kWh que o fabricante reservou para o ID.7 e que lhe permite cumprir cerca de 700 quilómetros com uma só carga. Sendo que, a marca afirma, sim, que o modelo consegue de tempos de carregamento particularmente curtos, graças à capacidade de suportar potências de carregamento até 200 kW.

Apaixonou-se?... Precisa, mesmo, mesmo, de ter um?... Infelizmente, o melhor é esquecer e passar à frente! É que a Volkswagen deixou já o aviso de que não pensa passar este ID X Performance à produção!...