Abaixo-assinado, já! Volkswagen mostra hot hatch ID.X Concept de 333 cv

A revelação foi feita pelo CEO da Volkswagen: eis o primeiro hot hatch da família elétrica ID, o ID X. Infelizmente, apenas um concept.

A revelação foi feita pelo próprio CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, através da sua conta pessoal na rede social Linkedin: a Volkswagen tem pronta a versão mais "explosiva" da família ID, batizada de ID.X. A qual, embora para já não passando de um concept, tem tão bom aspecto que ficamos à espera de um abaixo-assinado exigindo a sua passagem à produção!

Baseado, conforme as fotos publicadas por Brandstätter deixam antever, no primeiro modelo - Volkswagen ID.3 - desta ainda nova família 100% elétrica, o Volkswagen ID.X apresenta, pela primeira vez, num apaixonante cinza mate, pontuado por várias decorações numa espécie de Verde lima, assim como por umas generosas e desportivas jantes, revestidos por pneus de baixo perfil.

Já no interior, bancos desportivos revestidos a Alcantara, a que se junta uma decoração nas mesmas cores, com o Verde Lima a marcar as molduras das saídas de ar, o braço e pespontos no volante, assim como os rebordos do tapete do condutor, igualmente com a inscrição 'ID.X'.

Ralf Brandstätter e o novo hot hatch da Volkswagen. Concept, apenas...

Contudo e entre os pouco pormenores revelados pelo CEO da Volkswagen, relativamente a esta nova propostas, o maior impacto é causado pelos dados técnicos, claramente exponenciados face àquilo que são os números das restantes versões ID.3.

LEIA TAMBÉM
Alegria em Wolfsburgo. Volkswagen ID.3 faz mais 110 km que a autonomia WLTP

Assim e no caso específico do ID.X, uma potência anunciada de 333 cv, valor que é não somente 130 cv acima do anunciado pelo ID.3 mais potente até ao momento, como também 27 cv mais do que o anunciado pelo mais desportivo dos ID.4, com a denominação GTX.

O ID.X integra, de resto, uma derivação do sistema de quatro rodas motrizes disponibilizada, precisamente, no ID.4 GTX, algo que mais nenhum ID.3 possui, ainda que e embora tratando-se, pelo menos para já, de um concept, nada se saiba quanto às concessões que foi preciso fazer, em termos de habitabilidade, para poder acomodar este último sistema 4WD.

Ainda assim, as informações já reveladas garantem que este ID.X conseguiu perder cerca de 200 kg (!) face ao ID.3 convencional, ainda que sem que tenha sido revelado de que a forma este feito foi alcançado.

De resto e até mesmo na condução, apenas Brandstätter aceitou revelar já algumas das impressões obtidas ao volante deste Volkswagen ID.X Concept, com o responsável a garantir que o modelo é capaz de acelerar dos aos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos, além de estar equipado com um Drift Mode - solução que a marca disponibiliza, também e por exemplo, no Golf R.

Infelizmente, o CEO da volkswagen também assumiu que, embora este ID.X não esteja previsto passar à produção, "muitas das ideias que lhe estão base" serão, certamente, utilizadas, no futuro, pela Volkswagen. Sendo que, a criação desta unidade em concreto, ficou a dever-se ao facto dos engenheiros "terem descoberto o divertimento que é desenvolver carros elétricos de elevada performance, algo com que acabámos por concordar", afirma Ralf Brandstätter.