De acelerador a fundo rumo à Mobilidade Elétrica, a Volkswagen prepara já o próximo e quarto elemento da recém-criada família de veículos 100% elétricos ID, baseado no concept ID Vizzion. O qual, acrescentam algumas notícias, deverá entrar ao serviço com uma autonomia verdadeiramente impressionante: 700 quilómetros.
A notícia é avançada pela AutoNews, acrescentando que, depois do ID.3, já em comercialização; do crossover ID.4, a chegar; e do crossover coupé ID.5, na fase final de desenvolvimento; a Volkswagen está já a trabalhar na versão de produção do sedan ID Vizzion Concept, o elemento seguinte da cada vez maior família de veículos 100% elétricos da marca de Wolfsburgo.
Desenvolvido sob o nome de código Aero-B, este novo sedan deverá chegar aos concessionários em 2023, com uma bateria de 84 kWh, capaz de garantir uma autonomia verdadeiramente surpreendente, a rondar os 700 quilómetros, já segundo a nova e mais exigente norma WLTP. Algo que, acrescente-se, nenhum elétrico de passageiros consegue fazer, com uma só carga, neste momento.
A par da autonomia, a versão de produção do ID Vizzion promete surpreender, igualmente, nas capacidades de carregamento, uma vez que e ainda de acordo com as mesmas fontes, poderá utilizar pontos de carregamento até 200 kW. Através dos quais bastar-lhe-á cerca de 10 minutos, para recuperar energia suficiente para mais 230 km.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID 3 alcança pontuação máxima nos testes Euro NCAP
A AutoNews avança, igualmente, que a Volkswagen pretende disponibilizar o ID Vizzion de produção, tanto com versões de tracção traseira, como de tracção integral, sendo que, no caso das unidades com quatro rodas motrizes, a aceleração dos 0 aos 100 km/h deverá ser feita em 5,6 segundos. Já o modelo de tracção apenas traseira, verá aumentar essa cifra, para os 8,5 segundos.
Sobre a carroçaria e embora tudo aponte para que o modelo de produção não apresente grandes diferenças estéticas face ao concept, os rumores apontam no sentido de que os designers e engenheiros da Volkswagen procurem obter um visual ainda mais esculpido, com ênfase na eficiência aerodinâmica e, num coeficiente de arrasto, o mais baixo possível.
Do ID Vizzion ao ID Space Vizion
Recorde-se que o Volkswagen ID Vizzion Concept foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2018, com a marca alemã a anunciar, como predicados, uma bateria de 111 kWh, a garantir uma autonomia de 665 km. Assim como um habitáculo particularmente espaçoso, com quatro verdadeiras poltronas.
No ano seguinte, o fabricante apresentava o ID Space Vizion, uma espécie de carrinha com base no mesmo modelo.
Ainda segundo a AutoNews, a Volkswagen pretenderá que este futuro modelo, que eventualmente poderá vir a assumir a designação de ID.6, venha a substituir, na Europa, propostas como o Passat e o Arteon, ambos muito baseados nos motores de combustão.
Vida (um pouco) mais longa deverão ter, no entanto, tanto a Passat Variant, como a novíssima Arteon Shooting Brake, ainda que, tudo o indica, a marca de Wolfsburgo não esteja a pensar deixar cair a ideia de uma versão de produção da ID Space Vizion.