Numa altura em que o mercado aguarda um suposto ID.2, a Volkswagen apresentou, na abertura do Salão Internacional do Automóvel de Munique para a Comunicação Social, esta segunda-feira, o ID.Life, primeira etapa daquilo que será um futuro citadino elétrico, para posicionar abaixo do ID.3. Ou, visto de outra forma, o tão aguardado ID.2, com chegada agora anunciada para 2025.
Embora e pelo menos para já, não passando de um concept, o Volkswagen ID.Life agora desvendado, mostra, no entanto, já muito daquilo que é possível esperar em 2025. Principalmente, no que à técnica diz respeito.
Segundo revela, desde já, a Volkswagen, este futuro citadino diferirá, desde logo, do ID.3, pelo facto de ser um tracção dianteira, embora desenvolvido a partir da mesma plataforma MEB, neste caso, adaptada para veículos mais pequenos e citadinos.
Quanto ao motor elétrico, disposto, por isso, sobre o eixo dianteiro, promete anunciar uma expressiva potência de 234 cv e 290 Nm de binário, valores suficientes para garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos, assim como uma velocidade máxima de 180 km/h.
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A fornecer energia ao propulsor, um pack de baterias com uma capacidade útil de 57 kWh (62 kWh brutos), capaz de oferecer uma autonomia na ordem dos 400 quilómetros, já segundo o novo WLTP. Além de suportar carregamentos rápidos DC, capazes de garantir mais 163 quilómetros, com apenas 10 minutos em carga.
Anunciado como uma "um citadino de carácter versátil", este ID.Life exibe, ainda, uma generosa altura ao solo de 190 milímetros, combinada com ângulos de ataque e saída de 26 e 37 graus, respectivamente. Atributos a que junta, ainda, uma promissora habitabilidade, apesar de um tamanho exterior que não vai além dos 4,09 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,59 m de altura.
Por outro lado e embora sendo mais curto do que, por exemplo, um Golf Mk8, o ID.Life consegue oferecer uma distância entre eixos maior, de 2,65 metros, com a qual anuncia não somente a elevada habitabilidade já referida, como também uma capacidade de carga de 225 litros, mais 108 litros por baixo do piso falso. Podendo, inclusivamente, chegar aos 1.258 litros, após rebatidas as costas dos bancos traseiros.
Contudo, as área de arrumação não se ficam por aqui, uma vez que, os engenheiros de Wolfsburgo, criaram, igualmente, uma área de armazenamento à frente - também designada de 'frunk' -, com capacidade para 68 litros. E que nem sequer é afectada pela necessidade de transporte dos cabos de carregamento, os quais têm um espaço próprio para arrumação, com aproximadamente 8 litros.
Falando de tecnologias, destaque para novidades como o facto da bolsa da porta integrar o carregamento indutivo de smartphones, ou ainda para a troca dos tradicionais espelhos retrovisores exteriores, por câmaras. O mesmo acontecendo com o espelho retrovisor interior, substituído por uma câmara e ecrã de 9". Já para não falar no ecrã retráctil que serve uma consola de jogos integradas, algo que, acreditamos, não fará parte do modelo de produção.
Para 2025... a partir de 20.000€
A terminar, referir apenas que este Volkswagen ID.Life, que muito provavelmente dará origem ao futuro ID.2, está previsto chegar ao mercado em 2025, com preços que a Volkswagen pretende que comecem nos 20.000€. Com a versão de topo a custar apenas mais 5.000€.
Na Alemanha, bem entendido...