Após ter apresentado no Salão de Xangai um primeiro SUV elétrico Crozz, a líder do mercado mundial traz a Frankfurt um modelo mais próximo da produção. Prevendo também a introdução da condução autónoma, o novo VW ID Crozz é a estrela da marca neste Salão Automóvel. A Volkswagen tem apostado na mobilidade elétrica como uma das formas de "limpar a imagem" afetada pelo Dieselgate, estando a prever os futuros modelos de produção nesta área através de uma gama de protótipos ID. Após um hatchback, um MPV e já um primeiro SUV designado Volkswagen ID Crozz, o fabricante de Volfsburgo apresenta em casa o que designou como um modelo mais próximo de produção. Trata-se de um modelo equipado com dois motores para garantir a tração integral e que contempla ainda capacidades de condução autónoma. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-114111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Volkswagen-I.D.-CROZZ-II-12222.jpg] O novo Volkswagen ID Crozz apresenta as dimensões de 4,63m de comprimento, 1,89m de largura e 1,61m de altura, prevendo uma proposta que, indica a marca, ficaria colocada num patamar inferior ao Tiguan apesar de ser maior do que este. No visual exterior destacam-se os grupos óticos da dianteira que se conjugam com a grelha iluminada, e na traseira num envolvimento escurecido, bem como a ausência de retrovisores (substituídos por câmaras que replicam imagens para ecrãs a bordo) e ainda o grande teto panorâmico. Além disso, a abertura em sentido oposto das portas, as da frente em 90º e as de trás deslizantes, e a ausência de Pilar B facilitam o acesso ao interior. O habitáculo, revestido em materiais como a pele e a alcantara, apresenta quatro lugares individuais para passageiros, que estão envolvidos numa atmosfera tecnológica. Para isso estão disponíveis diversos ecrãs, com destaque para os dois destinados ao painel de instrumentos e infotainment, a que se junta ainda um head-up display que deixa a sensação de que as informações são projetadas a uma distância entre 7 e 15 metros do condutor. Uma última referência para o volante que rebate, o que se explica pelo facto de o Volkswagen ID Crozz apresentar capacidades de condução autónoma. Para alternar entre as duas modalidades, controlo humano ou piloto automático, basta premir o símbolo VW ao centro do volante durante três segundos ou, opcionalmente, recorrer aos mais fáceis comandos vocais… Na mecânica este modelo conjuga dois motores elétricos, um na dianteira com 101CV e outro na retaguarda com 202CV. Em condições regulares apenas o eixo traseiro é requisitado, mas esta configuração garante a tração integral, através de um sistema que a VW designa por "junta universal elétrica", mas que ainda não foi explicado. Contando com baterias de 83 kWh colocadas sob o piso, o Volkswagen ID Crozz "versão II" garante uma autonomia de 500km, num SUV que consegue atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. Com uma distribuição de peso de 48% na dianteira e 52% na secção posterior, este modelo tem um raio de viragem de 10,5 metros, um registo que ainda lhe permite ter agilidade suficiente para se mover no trânsito citadino.