Volkswagen ID Buzz. Ao volante de um ícone renascido

Volkswagen ID Buzz combina o espírito do "Pão de Forma" com as mais avançadas tecnologias e já estivemos ao volante deste ícone renascido.

Maior modelo elétrico da Volkswagen com plataforma MEB, o novo ID Buzz combina o espírito do "Pão de Forma" original com as mais avançadas tecnologias e já estivemos ao volante deste ícone renascido. O interesse por este modelo é de tal maneira elevado que a produção prevista para o nosso país para 2023 está quase esgotada. E argumentos não faltam à nova proposta da marca alemã.

Após as 40 unidades da First Edition do novo Volkswagen ID Buzz terem sido reservadas em menos de uma semana após a abertura das encomendas online, as 350 unidades que deverão vir para Portugal em 2024 deverão esgotar até antes do final deste ano, segundo revelou Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais, durante os ensaios de imprensa que decorreram entre Copenhaga (Dinamarca) e Malmö (Suécia).

Segundo o responsável da marca alemã, um dos motivos que explica este interesse reside no "conceito diferente de um carro que é testemunho não só de um estilo de vida moderno e ativo, mas, também, o reflexo da personalidade de um cliente que pretende um veículo diferente que sobressai dos restantes".

De acordo com Ricardo Vieira, o ID Buzz é um produto aspiracional com um conceito totalmente diferente do que existe no mercado e que recupera o revivalismo do "Pão de Forma", mas, agora, como um elétrico com mais de 400 quilómetros de autonomia". 

O responsável adianta que o ID Buzz também se destaca por ser o "MPV elétrico com a maior bagageira do mercado para famílias ativas".

Imagem exterior

O ID Buzz é o maior modelo elétrico da Volkswagen com a plataforma MEB. A versão de chassis curto, com uma distância entre-eixos de 2,99 metros e que chega no próximo mês de novembro, apresenta um comprimento exterior de 4,71 m, uma largura de 1,99 metros (com espelhos recolhidos) e uma altura de 1,95 metros.

Estas dimensões permitiram à Volkswagen disponibilizar um veículo com projeções curtas da carroçaria, maximizando o espaço no habitáculo. O design exterior está dividido em duas partes, superior e inferior, enquanto a secção frontal recupera o estilo do lendário "Pão de Forma" (T1) com o capot em forma de V entre os carismáticos grupos óticos.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID. Buzz. A lenda está de volta, mas elétrica

As linhas aerodinâmicas da carroçaria permitiram a obtenção de um coeficiente de arrasto de 0,29, contribuindo para reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia. Mas nem tudo são boas notícias para os utilizadores portugueses. A altura superior a 1,3 metros, medida à vertical do eixo do veículo, insere o ID Buzz na Classe 2 das portagens,. Sem apelo nem agravo, mesmo sendo elétrico!

Interior espaçoso

As generosas dimensões externas e a colocação das rodas nos extremos do veículo possibilitaram a disponibilização de um habitáculo bastante espaço, com lotação até cinco pessoas, duas à frente e três atrás. O acesso é efetuado através de duas portas elétricas, que podem ter abertura elétrica. Os bancos dianteiros são individuais e têm apoios de braços ajustáveis. 

Atrás encontra-se uma fila de bancos para três ocupantes que pode ser dividida numa configuração 60:40 e as costas podem ser rebatidas. Para aumentar o espaço para as pernas ou para as bagagens é possível deslocar o banco longitudinalmente até 150 mm.

Com todos os bancos em posição normal, a bagageira oferece uma capacidade de 1121 litros, que pode ser ampliada até aos 2205 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

Ambiente minimalista

O ambiente a bordo é minimalista, mas a qualidade de construção e dos acabamentos das versões de passageiros é de bom nível.

O painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante multifunções, destaca-se pelas reduzidas dimensões - apenas 5,3" -, mas oferece a informação essencial à condução, incluindo a velocidade instantânea, as indicações do sistema de navegação, o nível da capacidade da bateria, a autonomia remanescente ou o modo de condução selecionado por um comando localizado no lado direito atrás do volante. Este último é funcional, mas exige alguma habituação relativamente à sua utilização.

Como foi eliminado o selector da transmissão, aumentou o espaço disponível no meio do veículo, facilitando as movimentações. A consola central acomoda um ecrã tátil de 10" ou 12" que inclui o sistema de navegação.

Rápido a acelerar

A posição de condução é elevada, típica dos MPV, e a visibilidade é bastante boa, graças à ampla superfície vidrada. Em termos de condução, o ID Buzz oferece a combinação da dinâmica de um SUV elétrico com o conforto de um automóvel.

O motor elétrico desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm garante uma resposta espontânea. Graças à tração traseira, a direção está livre de qualquer influência por parte do sistema de propulsão, tendo-se revelado bastante precisa. O comportamento dinâmico também beneficia de um baixo centro de gravidade, graças à instalação da bateria entre os eixos.

A bateria com uma capacidade líquida de 77 kWh oferece uma autonomia de até 423 quilómetros. Nos ensaios dinâmicos na zona de Copenhaga e Malmö foi possível alcançar um consumo de energia de 18,5 kWh/100 km, embora a maioria dos trajetos tenham sido efetuados em pisos planos e pouco acidentados. Isso talvez também explique a baixa recuperação da energia nas travagens e desacelerações, mesmo no nível mais intenso (B).

Para recuperar a capacidade da bateria existem várias possibilidades de carregamento: doméstica e pontos públicos em corrente alterna a 11 kW. É igualmente possível efetuar o carregamento em postos rápidos até uma potência de 170 kW, permitindo recuperar de 5 a 80% da capacidade em 30 minutos.

Assistência à condução

O ID Buzz conta ainda com os mais avançados sistemas de assistência à condução, incluindo o Travel Assist com dados da cloud. recolhidos pela passagem de outros veículos conectados pelas mesmas estradas. O sistema de assistência à mudança de faixa de rodagem também estão disponíveis, assim como o estacionamento assistido com memória para manobras automáticas em locais de parqueamento.

O Volkswagen ID Buzz está disponível em Portugal no nível de equipamento Pro, com preço a partir de 61 mil euros. A dotação de série inclui cruise control adaptativo, ar condicionado, ecrã tátil de 10", duas portas laterais elétricas, jantes de 20" e luzes LED.