A Volkswagen Veículos Comerciais reforça oferta do ID.Buzz com nova versão longa de sete lugares que apresenta um preço mais acessível e oferece uma autonomia maior, graças a uma bateria com maior capacidade. A gama recebe ainda uma variante de inspiração desportiva, GTX, com 340 cv (250 kW).
O Volkswagen ID.Buzz ganhou uma nova versão longa de sete lugares, que não só permite transportar mais dois passageiros como também recebe uma nova bateria com capacidade de 86 kWh em vez de 77 kWh, o que se traduziu num aumento da autonomia do nível de equipamento Pro para valores, em ciclo WLTP, entre 453 e 487 quilómetros.
As novas versões ID. Buzz com sete lugares viram o comprimento total aumentar 25 centímetros para os 4,96 metros. O comprimento adicional permitiu libertar espaço para mais dois lugares (dois à frente, três na segunda fila de bancos, dois na terceira fila de bancos (2/3/2)), ainda mais espaço para a bagagem e a nova e maior bateria de 86 kWh.
Com cinco pessoas a bordo, a capacidade máxima da bagageira é de 1340 litros (carregada até ao bordo superior dos encostos dos bancos traseiros); mesmo com sete pessoas, a capacidade da bagageira continua a ser de 306 litros.
Se os encostos dos cinco bancos da segunda e terceira filas forem rebatidos, o volume da bagageira aumenta para os 2469 litros, valores recorde para viaturas elétricas de passageiros elétricas. Além disso, o ID. Buzz com seis lugares, é configurado na disposição 2/2/2, até agora só estava disponível como veículo de cinco lugares (2/3).
Atualização de hardware e software
O ID.Buzz recebeu uma atualização de hardware e software, destacando-se uma nova geração de sistemas de informação e comunicação com navegação (de série) com navegação intuitiva nos menus e uma capacidade de computação muito rápida.
O ecrã tátil tem agora 12,9 polegadas em vez de 12,0 polegadas e na parte inferior encontra-se uma nova barra tátil iluminada para controlo da temperatura e do volume.
O novo assistente de voz IDA é acionado através de comandos de voz naturais, possibilitando não só o controlo de inúmeras funções do veículo, como também fornece respostas a perguntas de conhecimento geral utilizando a ligação online a bases de dados como a Wikipedia.
O assistente de voz IDA inclui ainda a integração ChatGPT (IA/inteligência artificial). O ID. Buzz passou ser encomendado com um head-up display. Existem também novos sistemas de assistência, incluindo o Park Assist Pro com uma função de estacionamento remoto através de smartphone. O sistema de aviso de saída é outra novidade e avisa sobre a aproximação de veículos motorizados e bicicletas pela retaguarda quando uma porta é aberta.
GTX com 340 cv
A gama ID.Buzz recebe ainda uma versão mais desportiva, denominada GTX, equipada com motor elétrico de 340 cv (250 kW) e bateria de 79 kWh. Esta nova variante distingue-se em termos de imagem e de equipamento.
Todos os elementos da secção dianteira da carroçaria são pintados em preto brilhante, enquanto as jantes de liga leve de 20" Solna são de série, assim como o chassis desportivo e IQ.LIGHT (faróis de matriz LED). Um novo acabamento de pintura na cor vermelho Cherry é oferecido exclusivamente para o ID. Buzz GTX.
O equipamento interior foi igualmente personalizado, destacando-se o forro do tejadilho preto, os bancos com design específico com pespontos vermelhos e volante multifunções recebe um logótipo GTX.
Mais acessíveis
As novas versões ID. Buzz Pro já estão disponíveis para encomenda. Não obstante o aumento da lotação de dois lugares, das novas motorizações e das baterias com maior autonomia, o novo ID Buzz de sete lugares é mais barato do que o anterior de cinco em cerca de dois mil euros (valor sem IVA para empresas). A opção de seis lugares vê a fatura reduzida em mais 1500 euros (valor sem IVA para empresas).
LEIA TAMBÈM
Volkswagen ID Buzz Pro 5 Lugares. Regresso ao futuro
A versão mais potente e desportiva GTX estará disponível para encomenda no final do verão, mas os preços ainda não foram divulgados.