Volkswagen ID Buzz Pro 5 Lugares. Regresso ao futuro

Volkswagen prometia versão moderna do "Pão de Forma", que finalmente chegou na forma do ID Buzz, disponível numa versão de cinco lugares

Há duas décadas que a Volkswagen prometia uma versão moderna do "Pão de Forma", que finalmente chegou na forma do ID Buzz. Trata-se de um monovolume elétrico, que, para já, está disponível numa versão curta de cinco lugares. Será um regresso ao futuro?

Após quase duas décadas de "promessas", a Volkswagen Veículos Comerciais lançou finalmente a versão moderna e elétrica do "Pão de Forma", naquilo que será um verdadeiro regresso ao futuro.  A longa espera foi compensadora, já que o novo Volkswagen ID Buzz não deixa ninguém indiferente à sua passagem. 

Um dos pontos mais marcantes é indiscutivelmente o seu design bem conseguido, inspirado no modelo original da década de 1950, e que mais faz lembrar um "concept-car" do que um veículo de produção em série. Chegaram-nos mesmo a perguntar se tratava de um protótipo!

O estilo exterior está dividido em duas partes, superior e inferior, sendo essa caraterística reforçada na unidade ensaiada pela pintura da carroçaria em duas cores. A secção frontal é dominada pelo grande logotipo da marca alemã e pelos modernos grupos óticos que estão presentes em vários modelos da família elétrica ID.

A Volkswagen optou por barras luminosas na frente e na traseira que reforçam o seu aspeto de veículo elétrico na estrada. A unidade ensaiada recebe o pacote opcional Premium Styling que inclui a já referida iluminação entre as luzes dianteiras, Dynamic Light Assist, faróis de LED Matrix IQ.Light, farolins de LED com piscas dinâmicos. 

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O pára-choques dianteiro apresenta um desenho de favos de mel, albergando o radar que guia o cruise control adaptativo e outras funções. O ID Buzz Pro recebe jantes de 21", em opção, onde estão montados pneus específicos para veículos elétricos nas medidas 235/45 R21 à frente e 265/40 R21 atrás.

Design minimalista

O estilo do "Pão de Forma" original também é evocado pela longa distância-entre eixos de quase três metros e pelas projeções curtas da carroçaria. O acesso aos lugares traseiros é efetuado por duas portas laterais deslizantes com comando elétrico a partir do lugar do condutor ou por um botão junto a cada uma delas.

O pilar A escurecido transmite a ilusão que o pára-brisas e os vidros constituem uma só peça de vidro, fazendo a diferença na imagem do veículo. Os painéis laterais traseiros possuem um elemento de design com três faixas, recuperando um estilo retro, levando a um pequeno spoiler no tecto que protege o grande portão basculante, de comando elétrico,, que tem no meio a designação ID Buzz

Passando ao habitáculo, a Volkswagen optou por um design minimalista, mas que transmite uma sensação de espaço. Os cinco assentos possuem revestimentos em duas cores, laranja e branco. Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro contam com apoios de braços nos dois lados para um maior conforto, enquanto os traseiros rebatem para criar uma superfície plana. Os materiais utilizados são agradáveis à vista, o que também se deve à combinação de cores, embora alguns plásticos escuros que estão mais afastados do olhar sejam duros.

A unidade ensaiada recebe pacote opcional Premium Style Plus com volante branco, estofos também brancos em alcântara sintética "ArtVelours", bancos dianteiros Comfort com ajustes elétricos, memória e apoio lombar pneumático, assim como pedais em aço inoxidável. 

O condutor tem ao seu dispor um pequeno painel de instrumentos digital de 5,3", que fornece informações acerca da velocidade, do nível de carga da bateria, da autonomia restante. Atrás do volante encontram-se duas alavancas: uma para selecionar oi programa de condução; a outra para os indicadores de mudança de direção e o limpa pára-brisas. Tudo muito minimalista.

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A consola central é dominada pelo ecrã tátil de 10", onde são apresentadas todas as informações multimedia e integra o sistema Ready 2 Discover, com ligação sem fios para Apple CarPlay e Android. Para carregar dispositivos móveis estão disponíveis cinco entradas - todas USB-C - no habitáculo, duas à frente e três atrás.  

Um mundo de opcionais

À semelhança do Pão de Forma original, a posição de condução é elevada, garantindo uma excelente visibilidade da estrada e das condições da trânsito. O ID Buzz Pro não vem com assistente de ângulo morto, mas também não é preciso. Para apoiar as manobras num veículo com 4,71 metros de comprimento e uma largura de quase dois metros, existem os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. 

A câmara traseira de 360º com linhas dinâmicas é opcional e está presente no pacote de assistentes Plus, que também compreende a função de memória para o sistema de estacionamento assistido (Park Assist Plus), volante multifunções em couro e aquecidos, fecho central com Keyless Advanced, assim como os sistemas de assistência à condução Travel Assist, Assistente Manutenção na Faixa de Rodagem, Travagem de Emergência, Assistente Lateral e Cruise Control Adaptativo com Stop & Go. 

O Volkswagen ID Buzz está equipado com uma bateria com uma capacidade total de 82 kW e 77 kWh úteis, que alimenta um motor elétrico que desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm. A potência é transmitida às rodas traseiras. Em combinação com um peso em vazio de 2499 kg, o ID Buzz Pro consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 145 km/h (limitada eletronicamente). 

A autonomia anunciada do ID Buzz Pro é de até 409 quilómetros em ciclo combinado WLTP e de até 558 quilómetros em ciclo urbano WLTP. Para recuperar a capacidade da bateria são necessárias 7h30 num posto com potência de 11 kW em corrente alterna, sendo possível carregar dos 5% aos 80% em 30 minutos num posto de carregamento rápido com potência de 170 kW.  

Boa regeneração

Graças às múltiplas possibilidades de regulação do banco e do volante, ajustável em altura e profundidade, o utilizador não tem dificuldades em encontrar a melhor posição de condução. Para iniciar a marcha, basta colocar o pé no travão, esperar pela informação "Ready", rodar o manípulo do programa de condução para a posição D, B ou R e…arrancar. Estranha-se, mas depois entranha-se, como diria o poeta.

Não obstante, os 4,71 metros de comprimento, o ID Buzz Pro surpreende pela sua elevada agilidade e manobrabilidade. A tração traseira permitiu libertar espaço no eixo dianteiro, disponibilizando um diâmetro de viragem das rodas de apenas 11,1 metros entre muros.

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Para otimizar o consumo de energia, o utilizador pode rodar o manípulo do programa de condução para a posição B e assim ativar o modo de regeneração da energia cinética. Na apresentação internacional em Copenhaga e Malmö não tínhamos ficado particularmente convencidos com a eficiência deste sistema, mas, em abono da verdade, a maioria do circuito era feito em relevo plano, com pouco desníveis.

Suspensão garante conforto a bordo

Já na região de Lisboa, mais acidentada, com subidas e descidas, o sistema revelou a sua eficácia ao desacelerar bastante o veículo, permitindo ganhar alguns quilómetros de autonomia. Durante o ensaio de 350 quilómetros, conseguimos uma média de 18,9 kW/100 km, valor abaixo dos 21,4 kWh/100 km, anunciados pela marca.

Por outro lado, também não atingimos os 409 quilómetros de autonomia oficiais e não fomos além de 325 quilómetros com uma condução despreocupada. Para carregar a bateria existe uma tomada no painel traseiro no lado do passageiro, uma localização que obriga a algumas manobras para carregar num posto rápido porque a "mangueira" do mesmo é curta.

O ID Buzz sente-se mais à vontade em ambiente urbano, onde não tem qualquer problema em deixar para trás a maioria dos restantes veículos quando os semáforos passam de vermelho a verde. Em cidade, este veículo rola com suavidade, estabilidade e em quase silêncio. Nas estradas mais sinuosas, continua a ser competente, graças ao baixo centro de gravidade, mas o peso já se faz notar nas transferências de massas. Nada que a muita eletrónica não procure minimizar.

Referência para a suspensão que é um dos grandes atributos do ID Buzz, mesmo com as jantes opcionais de 21". Os amortecedores sofisticados digerem com eficácia as irregularidades do piso, contribuindo para um elevado conforto a bordo.

E, assim, o veredicto é…

O Volkswagen ID Buzz é um monovolume bastante espaçoso, graças a uma mecânica compacta e às baterias localizadas entre os eixos. Apesar da muita tecnologia embarcada oferece uma condução simples e intuitiva. A potência de 150 kW (204 cv) é mais do suficiente, mesmo em subidas mais pronunciadas e com o veículo carregado. A capacidade da bateria oferece uma autonomia bastante aceitável para um elétrico.

Por outro lado, o preço está longe de ser um dos fortes argumentos do "Pão de Forma" elétrico, já que a versão Pro é proposta a partir de 62.000 mil euros, mas uma unidade como a ensaiada, com muitos opcionais, pode chegar aos 71.501 euros. Não obstante, o ID Buzz está a registar uma elevada procura porque se transformou num modelo aspiracional e já de culto que não deixa ninguém indiferente.  

Volkswagen ID Buzz Pro 5 Lugares

Preço 62 000€ (71 501€ versão ensaiada)

Motor Elétrico, síncrono de íman permanente
Potência 204 cv (150 kW)
Binário 310 Nm
Transmissão Traseira, Auto., 1 vel.
Peso 2.499 kg
Comp./Larg./Alt. 4,71/1,99/1,93 m
Dist. entre eixos 2,99 m
Mala 1121 – 2123 l
Desempenho 10,2 s 0-100 km/h; 145 km/h Vel. Máx.
Consumo 21,4 (18,9*) kWh/100 km
Autonomia Elétrica 409 (325*) km
Bateria/Capacidade Iões de lítio 82 kWh (77 kWh úteis)
Tempos de carga 30 minutos (0-80% 170 kW CC); 7h30 (0-100% 11 kW CA)

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

- Imagem
- Motor
- Regeneração

NÃO GOSTÁMOS

- Demasiados opcionais
- Tomada carregamento
- Alguns plásticos