Volkswagen ID. Buzz. A lenda está de volta, mas elétrica

O muito aguardado Volkswagen ID. Buzz foi finalmente apresentado e a marca não hesita em reivindicar que a lenda está de volta.

O muito aguardado Volkswagen ID. Buzz foi finalmente apresentado e a marca não hesita em reivindicar que a lenda está de volta. Com imagem inspirada no "Pão de Forma" original, foi desenvolvido a partir da plataforma MEB do Grupo Volkswagen e estará disponível com motor elétrico de 150 kW e bateria de 77 kWh.

Com base numa experiência acumulada de sete décadas, a Volkswagen apresentou o ID Buzz, modelo elétrico que recupera o espírito e o ADN do "Pão de Forma" original, mas agora está adaptado à mobilidade da segunda década do Século XXI, contando com as mais avançadas soluções em termos de segurança, conforto, conectividade, digitalização e carregamento.

O ID. Buzz assume-se como a nova face da forma sustentável de mobilidade. As linhas são exteriores são claramente inspiradas no "Pão de Forma", que inclui o painel frontal em forma de V entre os grupos óticos em LED. A Volkswagen adianta que se trata do primeiro MPV com o coeficiente de arrasto aerodinâmico de um automóvel, permitindo reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.

Volkswagen ID Buzz

Desenvolvido com base na plataforma MEB (Modular Electric Drive Kit) do Grupo Volkswagen, o novo ID Buzz apresenta uma longa distância entre-eixos de quase três metros - semelhante à da Transporter 6.1 - mas uma carroçaria compacta, com um comprimento exterior de 4,71 metros, uma altura de 1,94 metros e uma largura de 1,99 metros (mais 8,1 cm do que a Transporter 6.1). O diâmetro de viragem das rodas é extraordinariamente reduzido, de 11,1 metros, semelhante ao de um Volkswagen Golf.

Lotação para cinco passageiros

A longa distância entre-eixos permitiu otimizar o espaço interior deste modelo que estará disponível em duas versões: passageiros, denominada ID Buzz, oferece uma lotação até cinco ocupantes e uma bagageira com capacidade de 1121 litros com os bancos traseiros em posição normal, podendo aumentar até aos 2205 litros com o rebatimento dos mesmos; furgão, designado ID Buzz Cargo, terá dois ou três lugares dianteiros, uma divisória fixa a separar de um compartimento de carga com um volume útil de 3,9 m3 e capacidade de carga de 600 kg, mais 100 kg no tejadilho.

Painel de bordo do Volkswagen ID Buzz

O ID Buzz e o ID Buzz Cargo vêm equipados com uma bateria que tem uma capacidade útil de 77 kWh (total de 82 kWh) que fornece energia a um motor elétrico de 150 kW, o qual, tal como sucedia com o motor horizontal do "Pão de Forma", transmite a potência às rodas traseiras.

LEIA TAMBÉM
Chega no outono. Volkswagen ID.Buzz anuncia-se com tracção traseira e 204 cv

A bateria está localizada no piso, garantindo não só uma boa distribuição do peso, mas também um baixo centro de gravidade ao veículo. A bateria pode recuperar a sua capacidade em wall boxes ou postos públicos de 11 kW em corrente alterna ou em postos rápidos em corrente contínua até 170 kW, permitindo carregar entre 5 a 80% em cerca de 30 minutos.

Assistência à condução

O ID Buzz contará no futuro com a função "Plug & Charge", a qual possibilita a autenticação num posto de carregamento rápido compatível através do cabo de carregamento, utilizando o padrão ISO 15118. Além disso também disponibilizará a função de carregamento bidirecional, quer para a rede doméstica, quer para a pública.

Versão de passageiros com lotação para cinco ocupantes

O ID Buzz estará dotado com os mais avançados sistemas de assistência à condução, incluindo o "Car2X", que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura para detetar incidentes em tempo real.

O equipamento de série inclui o sistema de travagem de emergência Front Assist e a versão de passageiros também contará com o assistente de manutenção da faixa de rodagem. Em opção estará disponível o "Travel Assist com dados variáveis, que possibilita uma condução parcialmente autónoma em todas as velocidades. A Volkswagen também já está a desenvolver a tecnologia de condução autónoma de nível quatro para este modelo.

O Volkswagen ID Buzz poderá ser encomendado a partir de maio, mas as primeiras unidades só começam a ser entregues no último trimestre deste ano.

Capacidade da bagageira pode chegar aos 2205 litros