Depois do desvendar oficial, a Volkswagen acaba de divulgar mais alguns dados sobre aquele que é já descrito como "o regresso de um ícone" - o ID.Buzz, espécie de reinterpretação do outrora famoso 'Pão de Forma'. Cujo lançamento no mercado, sabe-se agora, terá lugar com duas versões, bateria de 82 kWh e uma potência na ordem dos 204 cv.
Com a apresentação agendada para o próximo dia 9 de março de 2022, o Volkswagen ID.Buzz encontra-se, neste momento e segundo a marca alemã, na fase final de desenvolvimento, a qual está a ser cumprida com várias unidades de pré-produção, a "desfilarem" por cidades como Barcelona, Paris, Londres e outras.
Segundo revela o chefe de Desenvolvimento de Veículos na Volkswagen Veículos Comerciais, Kai Grünitz, "antes de começarmos a produção completa do ID. Buzz, estes últimos testes com veículos que correspondem praticamente na totalidade à especificação da produção completa, tornam-se numa contribuição indispensável para a afinação final."
Assim e apesar da colorida camuflagem, tudo aponta para que, por exemplo, as actuais linhas exteriores dos ID.Buzz de pré-produção, pouco ou nada mudem na versão final do modelo. E, isto, independentemente da versão escolhida, já que, conforme também avança a Volkswagen, o veículo será comercializado, desde o início, em duas versões: o ID.Buzz de passageiros e o ID.Buzz Cargo.
Muito espaço, também para bagagens
Aliás e a beneficiar esta versatilidade, a promessa de um comprimento de 4.712 mm, assim como de uma distância entre eixos de 2.988 mm, com a versão de cinco passageiros, totalmente envidraçada, a mostrar-se 1 mm mais alta (1.937 mm, contra 1.938 mm), devido a ligeiras alterações no chassis. Já na largura, os mesmos 1.985 mm, com ambas as versões a poderem "calçar" jantes cujas dimensões vão das 18 às 21 polegadas.
Já no capítulo da carga, a promessa, na versão de cinco lugares, de um espaço para bagagens com até 1.121 litros, enquanto, no ID.Buzz Cargo, equipado com uma divisória, o espaço para cargas consegue ser superior a 3,9 metros cúbicos.
Com tracção traseira... e 204 cv de potência
Assumidamente inspirado no icónico T1, o novo modelo adopta não apenas e entre outros aspectos, a inconfundível frente com a sua forma em V, como também e a partir da já conhecida plataforma MEB, a tracção traseira que já fazia parte do modelo original.
A impulsionar o veículo, um trem de força exclusivamente elétrico, apoiado num pack de baterias de iões de lítio, localizada debaixo do piso, com uma capacidade bruta de 82 kWh, com o motor elétrico, integrado no eixo traseiro, a proporcionar uma potência na ordem dos 150 kW, ou seja, 204 cv. A par de um binário de 310 Nm.
Quanto a prestações, a Volkswagen anuncia para o ID.Buzz uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km/h, não disponibilizando, no entanto, valores como o da aceleração dos 0 aos 100 km/h. Deixando, sim, apenas a garantia de que o "novo T1" será capaz de fazer inversão de marcha em pouco mais de 11 metros.
Finalmente e sobre as soluções de carregamento, a Volkswagen anuncia para o novo ID.Buzz a função 'Plug & Charge', a qual garante a autenticação automática do veículo nas estações de carregamento rápido, dispensando, dessa forma, a necessidade de introdução de todos os dados necessários ao arranque da operação.
Ao mesmo tempo, o ID.Buzz contará, ainda e a exemplo dos restantes modelos da família ID., com atualizações de software através de sistemas sem fios, nomeadamente, do sistema de infotainment, das funções de carregamento e dos sistemas de assistência ao condutor. Como é o caso da nova função 'Trained Parking', ou seja, as manobras automáticas para entrar e sair de lugares estacionamento; do 'Car2X', sinónimo de avisos e alertas de perigo nas proximidades; e da versão mais recente do 'Travel Assist', o qual facilita a orientação frontal e lateral, de forma parcialmente automatizada, em todas as velocidades.
Para setembro
Finalmente e quanto ao lançamento no mercado, a Volkswagen revela que o ID.Buzz deverá entrar em produção no próximo mês de setembro, com o lançamento no mercado a ocorrer pouco tempo depois, em pleno outono.