Com um design inspirado no "Pão de Forma", o Volkswagen ID. Buzz Cargo é a interpretação atual de um furgão elétrico, conectado e digitalizado. Com um comprimento exterior de 4,71 metros e um compartimento de carga com um volume útil de 3,9 m3 está equipado com motor elétrico de 150 kW e bateria de 77 kWh, que possibilita uma autonomia de aproximadamente 400 km.
Posicionado entre os modelos de combustão Caddy e Transporter 6.1, o ID. Buzz Cargo é o segundo comercial ligeiro elétrico da Volkswagen Veículos Comerciais, depois do e-Crafter, apresentado internacionalmente em 2018 e lançado no início de 2019 no mercado nacional.
Desenvolvido a partir da plataforma específica do Grupo Volkswagen para veículos elétrivos MEB (Modular Electric Drive Kit), este modelo estará disponível em variantes para transporte de passageiros (ID. Buzz) e mercadorias (ID. Buzz Cargo).
A plataforma MEB permite o desenvolvimento de veículos com uma longa distância entre-eixos, mas com uma carroçaria compacta e um amplo espaço interior. O ID. Buzz é um exemplo perfeito, pois combina uma distância entre-eixos de quase três metros - semelhante às da Volkswagen Transporter 6.1 - e um comprimento exterior de 4,71 metros, menos 20 centímetros do que esse modelo.
A altura total de 1,94 metros possibilita o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos. A largura total é de 1,99 metros, o que significa que tem mais 8,1 centímetros do que a Transporter 6.1. Como tem tração traseira, o ID. Buzz oferece um diâmetro de viragem das rodas extraordinariamente reduzido de 11,1 metros,. que, segundo a Volkswagen, é semelhante à de um Golf.
Duas europaletes
Não obstante as dimensões relativamente compactas do veículo, a longa distância entre-eixos permitiu disponibilizar um amplo espaço interior. O compartimento de carga do ID. Buzz Cargo oferece um volume útil de 3,9 m3, permitindo acomodar duas europaletes, graças à combinação de um comprimento interno de 2,2 metros, uma largura de 1,7 metros e uma altura de 1,25 metros.
Uma abertura na parte inferior no lado do passageiro permite prolongar o comprimento da área de carga em 45 centímetros, possibilitando o transporte de objetos mais longos.
O acesso à zona de carga é assegurado por uma ou duas portas laterais deslizantes e na traseira por duas portas de batente ou um portão basculante. A capacidade de carga é de 600 quilos, sendo possível transportar até mais 100 kg no tejadilho.
Bateria de 77 kWh
As linhas exteriores do Volkswagen ID. Buzz não escondem a sua herança do "Pão de Forma" original. Isso está patente no painel frontal em forma de V entre os grupos óticos em LED. Simplicidade e funcionalidade foram os critérios que estiveram na base do design deste veículo, a que se junta o posto de condução em cima do eixo dianteiro, à semelhança da primeira geração da Transporter (T1).
O ID Buzz Cargo carateriza-se pelas linhas otimizadas aerodinamicamente, o que se traduz num coeficiente de arrasto de 0,29, semelhante ao de um automóvel, permitindo reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.
Por baixo do piso carroçaria e entre os eixos está localizada a bateria de iões de lítio para garantir não só uma boa distribuição do peso. mas também um baixo centro de gravidade ao veículo.
Com uma capacidade útil de 77 kWh (total de 82 kWh fornece energia a um motor elétrico de 150 kW, o qual, tal como sucedia com o motor horizontal do "Pão de Forma", transmite a potência às rodas traseiras. A autonomia poderá aproximar-se dos 400 quilómetros, mas essa informação ainda não foi confirmada oficialmente.
A bateria pode recuperar a sua capacidade em wall boxes ou postos públicos de 11 kW em corrente alterna ou em postos rápidos em corrente contínua até 170 kW, permitindo carregar entre 5 a 80% em cerca de 30 minutos.
O ID Buzz Cargo contará no futuro com a função "Plug & Charge", a qual possibilita a autenticação num posto de carregamento rápido compatível através do cabo de carregamento, utilizando o padrão ISO 15118. Além disso também disponibilizará a função de carregamento bidirecional, quer para a rede doméstica, quer para a pública.
Assistência à condução
O habitáculo do ID. Buzz Cargo está separado do compartimento de carga através de uma divisória e oferece uma lotação para dois ou três ocupantes, com assento duplo para o acompanhante neste último caso.
Os materiais nas capas dos bancos, revestimentos de piso e forro de teto são feitos com materiais reciclados, como, por exemplo, plástico marinho ou garrafas de plástico de PET, o que permite uma redução de 32% de emissões de carbono em comparação com produtos semelhantes.
LEIA TAMBÉM
Chega no outono. Volkswagen ID.Buzz anuncia-se com tracção traseira e 204 cv
O ID Buzz Cargo estará dotado com os mais avançados sistemas de assistência à condução, incluindo o "Car2X", que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura para detetar incidentes em tempo real.
O equipamento de série inclui o sistema de travagem de emergência Front Assist e a versão de passageiros também contará com o assistente de manutenção da faixa de rodagem. Em opção estará disponível o "Travel Assist com dados variáveis, que possibilita uma condução parcialmente autónoma em todas as velocidades. A Volkswagen também já está a desenvolver a tecnologia de condução de nível quatro para este modelo.
O Volkswagen ID Buzz poderá ser encomendado a partir de maio, mas as primeiras unidades só começam a ser entregues no último trimestre deste ano.