Volkswagen ID Buzz Cargo Pro. Imagem e autonomia fazem a diferença

O Volkswagen ID Buzz Cargo passou a ser o comercial elétrico com maior autonomia do mercado e distingue-se pela imagem única que não deixa

O Volkswagen ID Buzz Cargo passou a ser o comercial elétrico com maior autonomia do mercado e distingue-se pela imagem única que não deixa ninguém indiferente.

Com um estilo inspirado no lendário "Pão de Forma", o ID Buzz Cargo é o primeiro furgão elétrico da Volkswagen Veículos Comerciais e distingue-se da concorrência não só pela imagem única, mas, também por oferecer a maior autonomia do segmento, de 415 km em ciclo WLTP, podendo chegar aos 575 km em ciclo WLTP urbano.

Desenvolvido a partir da plataforma MEB, o ID Buzz Cargo é comercializado na versão furgão de três lugares, apresentando um comprimento externo de 4,71 metros, uma largura de 1,99 metros e uma altura de 1,95 metros. Isto significa que se posiciona entre a versão longa do Caddy Cargo e a curta da Transporter.

Relativamente à Transporter, o furgão elétrico tem apenas menos 11 centímetros na distância entre-eixos (2,99 metros), enquanto o comprimento total é inferior em 19,2 centímetros. O volume útil do ID Buzz Cargo é de 3,9 m3 contra os 4,2 m3 da Transporter, mas a capacidade de carga deste modelo é ligeiramente superior devido às motorizações diesel e porque não tem o peso adicional da baterias.

Design marcante

Um dos aspetos mais marcantes deste modelo, que foi eleito "International Van of the Year" de 2023 por um painel de jornalistas da imprensa especializada europeia, é o seu design exterior dividido em duas partes, superior e inferior, sendo essa caraterística reforçada na unidade ensaiada pela pintura da carroçaria em duas cores.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-exterior_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo_001.jpg]

A secção frontal é dominada pelo grande logotipo da marca alemã e pelos modernos grupos óticos que estão presentes em vários modelos da família elétrica ID. A Volkswagen optou por barras luminosas na frente e na traseira que reforçam o seu aspeto de veículo elétrico na estrada.

Volume útil de 3,9 m3

O estilo do "Pão de Forma" também é evocado pela longa distância entre-eixos de quase três metros e pelas projeções curtas da carroçaria. O acesso ao compartimento de carga é assegurado por uma porta deslizante no lado do passageiro e, no caso da unidade ensaiada, por um portão traseiro basculante. Esta configuração condiciona o carregamento com recurso a empilhadores, mesmo na lateral porque a abertura da porta não vai além de 75,6 cm.

O compartimento de carga, por seu lado, tem um comprimento de 2,23 metros, uma largura entre as cavas das rodas de 1,23 metros e uma altura de 1,26 metros. A combinação destas dimensões permite disponibilizar um volume útil de carga de até 3,9 m3, sendo possível acomodar até duas euopaletes. 

O compartimento de carga possui piso em madeira, iluminação LED e seis olhais para amarração da mercadoria. Por baixo do piso e junto à porta lateral deslizante encontra-se um pequeno e útil compartimento para guardar os cabos de carregamento. 

Interior minimalista

O compartimento de carga encontra-se separado do habitáculo por uma divisória fixa, sem óculo. O interior consiste na combinação entre o ID 4 de passageiros e um comercial da Volkswagen. 

O condutor tem ao seu dispor um pequeno painel de instrumentos digital de 5,3", que fornece informações acerca da velocidade, do nível de carga da bateria, da autonomia restante. Atrás do volante encontram-se duas alavancas: uma para selecionar oi programa de condução; a outra para os indicadores de mudança de direção e o limpa pára-brisas. Tudo muito minimalista.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-interior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-interior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-interior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-interior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-CArgo-interior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/12/Volkswagen-ID-Buzz-Cargo-interior_006.jpg]

A consola central é dominada pelo ecrã tátil de 10", onde são apresentadas todas as informações multimedia e integra o sistema Ready 2 Discover, com ligação sem fios para Apple CarPlay e Android.

Elevada agilidade

À semelhança do Pão de Forma original, a posição de condução é elevada, garantindo uma excelente visibilidade da estrada e das condições da trânsito. Para iniciar a marcha, basta colocar o pé no travão, esperar pela informação "Ready", rodar o manípulo do programa de condução para a posição D, B ou R e…arrancar.

O ID Buzz Cargo surpreende pela sua elevada agilidade, disponibilidade de binário no arranque e manobrabilidade. A tração traseira permitiu libertar espaço no eixo dianteiro, permitindo a obtenção de um diâmetro de viragem das rodas de apenas 11,1 metros entre muros.

O Volkswagen ID Buzz está equipado com uma bateria com uma capacidade total de 82 kW e 77 kWh úteis, que alimenta um motor elétrico que desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm. A potência é transmitida às rodas traseiras. Para acelerar dos 0 aos 100 km/h são necessários 10,2 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 145 km/h.

Em condições reais, o computador de bordo registou um consumo médio de 17,3 kWh/100 km, o que se traduziu numa autonomia de 412 quilómetros por parte da bateria de 77 kWh. De acordo com valores divulgados pela pela UVE - Associação de Utilizadores de Veículos, isto traduz-se num custo de 6,57 euros ou 3,46 euros por cada 100 quilómetros num carregamento na rede pública (0,38€ por kWh)  ou doméstico (0,20€), respetivamente. 

Para apoiar a condução, o ID Buzz Cargo está disponível, em opção, com vários sistemas de auxílio como o Travel Assist, Lane Assist, Emergency Assist, Cruise Control Adaptativo com Stop & Go. 

Boa regeneração

Para otimizar o consumo de energia, o utilizador pode rodar o manípulo do programa de condução para a posição B e assim ativar o modo de regeneração da energia cinética. O sistema revelou-se bastante eficiente, permitindo ganhar alguns quilómetros de autonomia.

Para recuperar a capacidade total da bateria são necessárias 7h30 num posto com potência de 11 kW em corrente alterna, sendo também possível carregar dos 5% aos 80% em 30 minutos num posto de carregamento rápido com potência de 170 kW.  

Para carregar a bateria existe uma tomada no painel traseiro no lado do passageiro, uma localização que obriga a algumas manobras para carregar num posto rápido porque a "mangueira" do mesmo é curta.

Em termos de preços, o ID Buzz Pro está disponível a partir de 45.413 euros. A dotação de série inclui rádio "Ready 2 Discover de 10" com preparação de navegação, câmara de estacionamento traseira, Front Assist com deteção de peões e ciclistas, duas entradas USB-C no painel de instrumentos e outras duas à frente, piso da cabina em material robusto, separador de carga com escotilha para objetos longos.

Mas com a inclusão de alguns dos opcionais disponíveis na unidade ensaiada - ar condicionado bizona, banco do condutor aquecido, retrovisores exteriores elétricos, faróis de LED Martix, volante multifunções em couro, cruise control adaptativo com Stop & Go, Travel Assist, fecho central com Keyless Start, o valor final pode chegar aos 63.993 euros da unidade ensaiada.

VOLKSWAGEN ID BUZZ CARGO PRO

PREÇO

63.993 euros

MOTOR Elétrico

BATERIA / AUTONOMIA 77 kWh / 415 km

POTÊNCIA 150 kW (204 cv)

BINÁRIO 310 Nm

TRANSMISSÃO Traseira Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,71/1,99/1,93 m

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,99 m

TARA 2352 kg

CARGA ÚTIL 648 KG

VOLUME ÚTIL 3,9 m3

ACEL 0 - 100 KM/H 10,2S

VEL. MAX 145 km/h

CONSUMO 21,0 (17,3*) kWh/100 km (WLTP)

EMISSÕES 0 G/KM

IUC 0,00 €

GOSTÁMOS

  • Regeneração
  • Conforto
  • Autonomia

NÃO GOSTÁMOS

  • Suspensão
  • Opcionais
  • Preço

EQUIPAMENTO

Rádio "Ready 2 Discover de 10" com preparação de navegação, câmara de estacionamento traseira, Front Assist com deteção de peões e ciclistas, duas entradas USB-C no painel de instrumentos e outras duas à frente, piso da cabina em material robusto, separador de carga com escotilha para objetos longos.