Depois da China. Volkswagen já pondera lançar ID.6 na Europa

Inicialmente previsto apenas para o mercado chinês, o Volkswagen ID.6 pode, afinal, vir a ser comercializado também na Europa.

Inicialmente previsto apenas para o mercado chinês, o Volkswagen ID.6, proposta 100% elétrico de 7 lugares, pode, afinal, conhecer outras latitudes. Notícias garantem que a marca alemã está a ponderar, neste momento, a sua introdução também na Europa.

Desenvolvido especificamente para a China, onde é comercializado em duas variantes - ID.6 Crozz e ID.6 X -, produzidas por joint-ventures distintas - FAW-Volkswagen e SAIC Volkswagen, respectivamente -, o ID.6 é um SUV de sete lugares que, afinal, até pode vir a ser comercializado na Europa.

A notícia é avançada pelo norte-americano Business Insider, acrescentando que a Volkswagen está, neste momento, a ponderar a possibilidade de importar o modelo da China, a um ritmo de 15 mil ano, num total de 80 mil unidades, em cinco anos.

As duas versões do Volkswagen ID.6 comercializados na China
As duas versões do Volkswagen ID.6 comercializados na China

A decisão, que, refere a mesma fonte, ainda não está definitivamente tomada, algo que poderá acontecer dentro de algumas semanas, será, de resto, uma novidade completa, já que a Volkswagen não importa, neste momento, qualquer modelo comercializado na Europa, da China.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.6 tem sete lugares e autonomia superior a 400 km

No entanto e caso decida fazê-lo, também não será o primeiro fabricante a optar por essa estratégia. Atualmente, rivais como a BMW, com o iX3; a Tesla, com o Model 3 e Model Y; a Polestar, com o Polestar 2; ou a Volvo, com o XC90, já o fazem.

No entanto, a medida pode vir a ter forte oposição dos sindicatos alemães, até porque pode significar o abrir de porta para que outros modelos façam o mesmo caminho. Como é o caso, por exemplo, do futuro Audi Q5 e-tron também de 7 lugares.

O Volkswagen ID.6 é proposto com dois tipos de bateria
O Volkswagen ID.6 é proposto com dois tipos de bateria

Recorde-se que, na China, o ID.6 é proposto com duas baterias - 62 e 82 kWh -, assim como, tanto com tracção traseira, como com tracção integral.

O modelo é proposto, no mercado chinês, lado-a-lado com o ID.4 e com o recentemente introduzido ID.3.