Inicialmente previsto apenas para o mercado chinês, o Volkswagen ID.6, proposta 100% elétrico de 7 lugares, pode, afinal, conhecer outras latitudes. Notícias garantem que a marca alemã está a ponderar, neste momento, a sua introdução também na Europa.
Desenvolvido especificamente para a China, onde é comercializado em duas variantes - ID.6 Crozz e ID.6 X -, produzidas por joint-ventures distintas - FAW-Volkswagen e SAIC Volkswagen, respectivamente -, o ID.6 é um SUV de sete lugares que, afinal, até pode vir a ser comercializado na Europa.
A notícia é avançada pelo norte-americano Business Insider, acrescentando que a Volkswagen está, neste momento, a ponderar a possibilidade de importar o modelo da China, a um ritmo de 15 mil ano, num total de 80 mil unidades, em cinco anos.
A decisão, que, refere a mesma fonte, ainda não está definitivamente tomada, algo que poderá acontecer dentro de algumas semanas, será, de resto, uma novidade completa, já que a Volkswagen não importa, neste momento, qualquer modelo comercializado na Europa, da China.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.6 tem sete lugares e autonomia superior a 400 km
No entanto e caso decida fazê-lo, também não será o primeiro fabricante a optar por essa estratégia. Atualmente, rivais como a BMW, com o iX3; a Tesla, com o Model 3 e Model Y; a Polestar, com o Polestar 2; ou a Volvo, com o XC90, já o fazem.
No entanto, a medida pode vir a ter forte oposição dos sindicatos alemães, até porque pode significar o abrir de porta para que outros modelos façam o mesmo caminho. Como é o caso, por exemplo, do futuro Audi Q5 e-tron também de 7 lugares.
Recorde-se que, na China, o ID.6 é proposto com duas baterias - 62 e 82 kWh -, assim como, tanto com tracção traseira, como com tracção integral.
O modelo é proposto, no mercado chinês, lado-a-lado com o ID.4 e com o recentemente introduzido ID.3.