Anunciado como o próximo elemento da crescente família elétrica ID, o Volkswagen ID.6 deverá ser oficialmente apresentado durante o próximo Salão Automóvel de Xangai, em Abril, na China. Embora e para já, sem qualquer expectativa quanto a um possível lançamento na Europa.
A decisão ter-se-á tornado conhecida na sequência de uma comunicação interna da Volkswagen, a que o site norte-americano Automotive News terá tido acesso. Recordando que, foi também nesse salão chinês que, há dois anos, foi dado a conhecer o concept ID.Roomzz,que estará na base do ID.6.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, a Volkswagen deverá dar a conhecer, nessa mesma apresentação oficial, duas versões desta proposta 100% elétrica com sete lugares, ID6 X e ID6 Cross. Repetindo, com este modelo, a mesma estratégia levada a cabo com o ID.4, o qual tem, no mercado chinês, as mesmas duas versões.
As duas variantes chinesas do ID.6 serão, de resto, produzidas pelas joint-ventures que o gigante alemão mantém no mercado chinês, com o objectivo de vir a ser uma proposta mais acessível que o rival directo, Tesla Model X.
"Com o ID.6 X e ID.6, vamos poder apresentar, já no próximo Salão Automóvel de Xangai, um SUV de sete lugares, desenhado a pensar no mercado chinês", afirmou, já este mês de março, o CEO da marca Volkswagen, Ralf Brandstaetter.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.6 tem sete lugares e autonomia superior a 400 km
No entanto e segundo avança a Automotive News, o ID.6 não se limitará ao mercado chinês, mas será, igualmente, comercializado nos EUA. Decisão que, aliás, a publicação tentou confirmar junto de um porta-voz da marca naquele mercado, o qual assumiu ser uma hipótese "possível", ainda que nada esteja decidido para já.
Já quanto à possibilidade do modelo poder chegar à Europa, em qualquer uma destas duas versões, a mesma fonte garantiu que a Volkswagen não tem previsto fazê-lo.
Recorde-se que, a exemplo dos restantes membros da família elétrica da Volkswagen, denominada ID, também o ID.6 tem por base a nova plataforma para veículos exclusivamente elétricos MEB. Sendo que, o concept deste modelo, anunciava ainda uma motorização capaz de debitar até 310 cv de potência, apoiada por uma bateria de 82 kWh, a prometer uma autonomia de 450 quilómetros, já segundo a nova norma WLTP.
Quanto ao início de produção do Volkswagen ID.6 na China, deverá arrancar logo após o Salão Automóvel de Xangai, em abril.