A Euro NCAP tem vindo a testar o sistemas avançados de assistência ao condutor dos novos modelos. O mais recente foi o Volkswagen ID.5 que alcançou quatro pontos, tal como o Nissan Qashqai, o Mercedes-Benz GLE, o BMW iX3, o BMW Série 3, o Audi Q8 e o Volkswagen Passat. Jaguar i-Pace e Tesla Model 3 desiludem.
A Euro NCAP atribuiu ao Volkswagen ID.5 a classificação mais elevada - quatro pontos - na categoria de sistemas avançados de assistência ao condutor.
Para avaliar as novas soluções tecnológicas, a organização expandiu o seu programa de testes com o "Teste de Assistência à Condução", que classifica estes sistemas para dar aos consumidores uma ideia da performance das avançadas tecnologias em veículos modernos.
O Volkswagen ID.5 foi o quarto modelo testado em 2022 e o Travel Assist foi aquele que obteve a melhor classificação neste ano, com 76% na categoria competência na assistência, à frente do ProPILOT com Navi-Link do Nissan Qashqai, também com quatro estrelas, mas com 73%.
O Polestar 2 também foi testado pelo Euro NCAP em 2022, tendo o seu sistema Pilot Assist obtido uma classificação de três pontos e uma taxa de competência na assistência de 53%. Dececionante foi o resultado do Jaguar i-Pace, cujo sistema Adaptive Cruise with Steering Assist (InControl) que não foi além de um ponto e de 53%.
Tesla Model 3 abaixo das expectativas
A melhor classificação de sempre foi alcançada pelo Mercedes-Benz GLE em 2020, com o Active Distance Assist Disttronic with Active Steering a obter uma taxa de 85%, seguindo-se o BMW iX3 em 2021 com o Driving Assistant Professional a receber 83%, mais um por cento do que alcançado pelo mesmo sistema no BMW Série 3 em 2020, enquanto o Adaptive Cruise Assist do Audi Q8 obteve 78% em 2020, mais dois por cento do que o Travel Assist do Volkswagen Passat.
O sistema Autopilot do Tesla Model 3, testado pelo Euro NCAP em 2020, não foi além de dois pontos e de 36%.
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Os procedimentos dos testes incluem cenários críticos de condução em autoestrada, designadamente manobras de ativação e desativação, avaliando a capacidade do sistema para auxiliar o condutor a evitar acidentes.
Os testes também analisam o modo de funcionamento da interação com o condutor para assegurar que este se mantém alerta e atento, não obstante a operação das tecnologias do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro ou da assistência da manutenção na faixa de rodagem.
Travel Assist
O Euro NCAP refere que o Volkswagen ID.5 oferece uma assistência do veículo muito boa com um nível similar de envolvimento do condutor. "Em combinação com um excelente apoio de segurança, o sistema oferece, no seu conjunto, uma assistência em autoestrada muito boa".
A Volkswagen, por seu lado, sublinha que isto foi obtido com o auxílio de novas tecnologias como o "Travel Assist com aglomeração de dados". "Isto permite ao veículo permanecer na sua faixa e manter a distância para o veículo da frente com a velocidade máxima programada pelo condutor. Também consegue manter o ID.5 no centro da sua faixa e adaptar-se ao estilo de condução ao manter-se no lado esquerdo ou direito se, por exemplo, se estiver um camião ou outro veículo de maiores dimensões na faixa do lado".
O sistema Travel Assist do Volkswagen ID.5 também permite ao condutor mudar de faixa de rodagem, bastando para ao efeito sinalizar com o indicador (pisca). Os sensores do veículo analisam então o ambiente em redor do veículo e a manobra é executada automaticamente.