Volkswagen ID.5. Já chegou o primeiro SUV coupé elétrico de Wolfsburgo

Primeiro SUV Coupé 100% elétrico na oferta da Volkswagen, o ID.5 já chegou a Portugal, com uma autonomia que começa nos 490 quilómetros.

A Volkswagen alargou recentemente a oferta de carros elétricos ao lançar no mercado o ID.5, uma proposta que reúne várias valências. Estivemos na apresentação nacional do primeiro SUV coupé elétrico de Wolfsburgo.

O Volkswagen ID.5 é na essência um ID.4 com um desenho diferente na metade traseira da carroçaria. Principalmente porque o tejadilho começa a cair antes e porque existe um pequeno aileron sobre a porta da mala.

Este novo aspeto tem algumas consequências negativas como seja o pior acesso aos lugares traseiros e uma altura ao teto mais baixo nessa zona, porém, também apresenta aspetos positivos como seja uma mala e autonomia melhores.

O ID.5 tem pior acesso aos lugares traseiros que o ID.4, mas maior mala e autonomia
O ID.5 tem pior acesso aos lugares traseiros que o ID.4, mas maior mala e autonomia

O ID.5 está à venda por 51 534 euros com um motor de 174 cv (versão Pro), por 53 179 euros com um motor de 204 cv (versão Pro Performance) e por 61 057 euros com dois motores elétricos que no seu conjunto desenvolvem 299 cv (versão GTX) e tração total (contra a tração traseira das outras duas versões).

LEIA TAMBÉM
Euro NCAP. Volkswagen ID.5 obtém classificação máxima em assistência ao condutor

Todas estas versões têm uma bateria de 77 kWh úteis que, em função da versão, podem ter uma autonomia WLTP que vai desde os 490 km até aos 514 km.

Autonomia máxima de 514 km 

Em relação ao ID.4, o ID.5 é 1,6 centímetros mais largo e 3 centímetros mais baixo, pelo que, entre os seus principais concorrentes, encontram-se o Audi Q4 Sportback e-tron, o Ford Mustang Mach-E, o Skoda Enyaq Coupé ou até o Tesla Model Y.

Entre a versão de 204 cv e o GTX que experimentámos durante a apresentação do modelo, notámos uma clara diferença de aceleração entre ambos, o que se justifica tendo em conta o binário e a potência de um e de outro.

VEJA MAIS IMAGENS DO ID.5

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_diagofrteandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_latfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_lattras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_trasacurvar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_lattras-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID52022Galeria_bancotras-1.jpg]

Os modelos com menos potência revelam serem mais que suficientes para circular de forma ágil qualquer que seja o cenário escolhido, cidade ou estrada. 

A autonomia do ID.5 é ligeiramente maior que a do ID.4, assim, tanto a versão de 174 cv, como a do 204 cv, podem percorrer até aos 514 km (511 km no ID.4), enquanto o GTX se fica pelos 490 km (478 km no ID.4 GTX).

Associada a esta maior autonomia, a potência máxima de carregamento em corrente contínua subiu para os 135 kW, enquanto em corrente alterna a potência se mantém nos 11 kW.

O ID.5 surge equipado com uma bateria de 77 kWh úteis
O Volkswagen ID.5 chegou a Portugal equipado com uma bateria de 77 kWh úteis

Consumos reduzidos

Estes valores permite carregar a bateria em menos tempo, o que não deixa de ser uma vantagem dado que é uma das questões que causa maior stress para quem opta por um veículo elétrico.

Outra vantagem são os consumos, especialmente quando usamos o modo Eco (existe ainda o modo Comfort e Sport e, no GTX, o programa Traction que está desenhado para circular fora de estrada). No GTX é possível ajustar o controlo de estabilidade no modo mais desportivo.

VEJA IMAGENS DO ID.5 GTX ABAIXO

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID5GTX2022_diagofrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID5GTX2022_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID5GTX2022_lattrasandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID5GTX2022_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/VolkswagenID5GTX2022_traseira.jpg]

O consumo pode ser ainda menos se usarmos com critério a intensidade da travagem regenerativa, que tanto pode ser regulada no seletor de mudanças, escolhendo o modo "D" ou "B".

A aerodinâmica também ajuda a poupar energia, pelo que, não admira que o Cx seja inferior ao do ID.4 - neste caso, é de 0,26, salvo no GTX, que sobe para os 0,27 enquanto no ID.4 é de 0,28. 

Com Park Assist Plus

Para além de tudo isto, muita da assistência à condução é a mesma do ID.3 e do ID.4. Entre os mais importantes encontram-se a manutenção de faixa e o Travel Assist com dados do tráfego. Também o Park Assist Plus é uma ajuda importante que, para além de ajudar em procurar o sítio certo para estacionar, pode reproduzir determinadas manobras que estejam memorizadas.

O Volkswagen ID.5 apresenta um coeficiente de aerodinâmica melhor que o ID.4
O Volkswagen ID.5 apresenta um coeficiente de aerodinâmica melhor que o ID.4

Estes são muitos dos equipamentos existentes num Volkswagen com interior espaçoso e muito simples no seu design.