O diretor executivo da Volkswagen confirmou o lançamento de um novo modelo elétrico, que será proposto em duas carroçarias: "Aero B" e "Aero B Shooting Brake". Provavelmente será comercializado como ID.5 e ocupará o lugar do Passat no segmento D dos elétricos. A autonomia anunciada é de aproximadamente 700 km.
A fábrica da Volkswagen de Emden começará a fabricar um novo modelo elétrico em 2023, que será comercializada em duas variantes de carroçaria: sedan e station-wagon.
A revelação foi avançada pelo próprio diretor executivo da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter, embora se tenho a este modelo como "Aero B" e "Aero B Shooting Brake". Fontes sugerem que muito provavelmente a designação comercial definitiva seja ID.5 e ID.5 Shooting Brake.
O novo modelo está a ser projetado para ser o herdeiro elétrico do icónico Passat, representante tradicional da Volkswagen no segmento D (berlinas familiares) há mais de 40 anos.
Em termos de imagem, o novo modelo deverá receber linhas inspiradas nos protótipos ID. Vizzion e ID. Space Vizzion, embora também se diga que o comprimento total seja inferior aos dos referidos concepts.
Autonomia até 700 km
Ralf Brandstätter adiantou ainda que este modelo terá uma autonomia de aproximadamente 700 quilómetros em ciclo WLTP, valor que será possível graças a uma aerodinâmica muito apurada.
O futuro ID.5 irá partilhar a plataforma modular MEB com os modelos ID.3 e ID.4, mas deverá receber algumas melhorias importantes, designadamente um carregamento mais rápido da bateria, e também vai oferecer prestações superiores (mais autonomia, mais aceleração e maior velocidade máxima).
A utilização desta arquitetura permitirá ao veículo oferecer o espaço interior equivalente ao do descontinuado Volkswagen Phaeton (segmento F). A produção do ID.5 em Emden significa a transferência da montagem do Passat para a fábrica de Bratislava (na Eslováquia), onde também passará a ser construído o Skoda Superb.
O principal concorrente do Volkswagen ID.5 será o Tesla Model 3, que atualmente é o automóvel elétrico mais vendido do mundo. Um dos argumentos do novo modelo da marca alemã consiste na disponibilização de dois tipos de carroçarias diferentes, enquanto o Model 3 é proposto apenas como berlinda de quatro portas.
LEIA TAMBÉM
Nova geração do Porsche Macan terá mesmo versão elétrica
O Volkswagen ID.5 não será o único modelo do Grupo Volkswagen a disputar o mercado com o Tesla Model 3, pois correm rumores que a Audi está a trabalhar no A5 Sportback e-tron, que utilizará a nova plataforma modular elétrica PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche. Este modelo ficaria posicionado acima do ID.5 em termos de prestações, refinamento e tecnologia.