Depois do agendamento da apresentação do modelo para "dentro de algumas semanas", a Volkswagen anuncia, agora, que, o segundo elemento da família 100% elétrica ID, o crossover ID.4, entrou já em produção, na Alemanha.
Com apresentação agendada para o final de Setembro, o primeiro crossover 100% elétrico da Volkswagen, o ID.4, é produzido em Zwickau, fábrica que o construtor alemão tem vindo a converter para a Mobilidade Elétrica. E onde, hoje em dia, apenas produz veículos elétricos.
Aliás e com a conversão da unidade fabril ainda a decorrer - só deverá terminar em 2021 -, as expectativas da Volkswagen são de que a capacidade instalada venha a rondar os 300.000 veículos elétricos por ano. Todos eles, tendo por base a conhecida plataforma MEB e com o objectivo assumido de fazer de Zwickau "a maior e mais eficiente fábrica de Veículos Elétricos na Europa".
De resto, a unidade de produção de Zwickau, onde já é produzido o ID.3, deverá desempenhar, igualmente, um papel central na ambição do Volkswagen Group, de se tornar no líder da Mobilidade Elétrica, graças a um investimento previsto de 33 mil milhões de euros, até 2024. Dos quais, 11 mil milhões de euros serão para injectar na marca Volkswagen, mais os 1,2 mil milhões também já previstos para aplicar em Zwickau.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen produz último automóvel de combustão em Zwickau. Agora, só elétricos!
"Estamos dentro dos prazos, no que concerne ao processo de transformação da marca Volkswagen rumo à e-Mobilidade", afirmou o membro do Conselho de Administração para a E-Mobilidade, Thomas Ulbrich. Acrescentando que, "o segundo modelo da família ID já entrou na linha de produção onde, há não muito tempo, modelos com motores de combustão, ainda eram montados".
Ainda relativamente ao ID.4, as informações apontam para que o modelo venha a surgir com vários packs de baterias, de potências distintas, a maior das quais, a prometer uma autonomia exclusivamente elétrica, a rondar os 500 km, já segundo o novo ciclo WLTP.
Igualmente a marcar a diferença, surge o facto do crossover elétrico estar previsto com sistemas de tracção traseira e integral, ainda que o lançamento deva ser feito apenas com versões de tracção traseira e uma potência a rondar os 204 cv, além de um binário máximo de 310 Nm. Isto, ao mesmo tempo que as versões AWD deverão oferecer 306 cv e 450 Nm.
Primeiro na Europa... e na China
Recorde-se que o Volkswagen ID.4 começará por ser lançado na Europa e China, a que se seguirá o mercado dos EUA.
Entretanto, a pré-produção já começou, igualmente, em Anting, na China, seguindo-se o fabrico, para o mercado norte-americano, na unidade de produção de Chattanooga, Tennessee, mas apenas a partir de 2022.