Após o lançamento da edição especial ID.4 1ST, a Volkswagen abriu as encomendas para as restantes versões do seu SUV médio elétrico ID.4. Já disponível em pré-reserva, este modelo chegará aos stands dos concessionários europeus em março.
Após ter iniciado as pré-vendas da edição especial ID.4 1ST, a Volkswagen vai começar a comercializar as restantes versões deste modelo, em meados de fevereiro, em 30 países europeus, assim como nos Estados Unidos.
As entregas aos clientes deverão arrancar em março na Europa e na China e, a partir de meados do ano, nos Estados Unidos.
Com o lançamento mundial do ID.4, a Volkswagen sublinha a sua ambição de se tornar num líder global no mercado de mobilidade elétrica. A marca vai investir mais de 11 mil milhões de euros até 2023 e espera produzir 1,5 milhões de automóveis elétricos por ano até 2025.
"O ID.4 desempenha um papel importante. Com este modelo, a Volkswagen alarga a sua gama que passa a incluir um veículo elétrico no segmento que regista o maior crescimento no mundo: os SUV médios", explica o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter.
Principal mercado é a Europa
"A introdução no mercado do nosso carro global é, portanto, um marco estratégico para a marca", afirma o mesmo responsável.
Em 2020, a marca triplicou as entregas de veículos elétricos e, graças à família ID., já é líder de mercado em vários países.
LEIA TAMBÉM
Repto aceite! Volkswagen recorda a Joe Biden que ID.4 sairá de Chattanooga
"Com o lançamento global do ID.4, vamos captar mais pessoas para a mobilidade elétrica, dando um impulso à nossa ofensiva elétrica. Esperamos entregar mais de cem mil unidades do ID.4 este ano", refere diretor comercial da Volkswagen, Klaus Zellmer. "Já recebemos 17 mil encomendas para este modelo", acrescenta.
No âmbito das entregas previstas para 2021, cerca de 66 por cento terão como destino a Europa e os restantes 34 por cento a China e os Estados Unidos. No mercado chinês, o ID.4 será proposto em duas versões: ID.4 Crozz e ID.4 X.
Modelo global
O ID.4 é o segundo modelo baseado na nova plataforma MEB (Modular Electric Toolkit), que foi projetada especificamente para veículos elétricos. O ID.4 assinala o lançamento global da plataforma MEB.
O SUV médio elétrico da Volkswagen já está em produção na Europa (Zwickau) e na China (Anting e Foshan), seguindo-se os Estados Unidos, em 2022, na fábrica de Chattanooga.
Na Europa, também será construído, no próximo ano, em Emden (Alemanha).
O ID.4 é comercializado em duas opções de bateria: 52 kWh, com autonomia até 348 km (WLTP), e 77 kWh, até 522 km. Em função do modelo, serão propostas duas motorizações: 125 kW (170 cv) ou 150 kW (204 cv).
A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos e uma velocidade máxima (limitada) de 160 km/h.
Uma versão mais desportiva, com tração integral, será lançada ainda este ano e denominada ID.4 GTX.