Anunciado como o segundo elemento da nova família 100% elétrica ID, o crossover Volkswagen ID.4 acaba de chegar a Portugal, com dois tamanhos de bateria, sete níveis de equipamento e preços a partir de pouco mais de 39 mil euros.
Depois do compacto ID.3, já em comercialização em Portugal, o importador nacional da Volkswagen, a SIVA, recebe, agora, o segundo modelo da recém-criada família de veículos 100% elétricos ID - o crossover ID.4.
Recorrendo à mesma plataforma do compacto, a já conhecida Plataforma Modular Elétrica (MEB), o ID.4 anuncia-se, igualmente, como o primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen, marcado por linhas modernas e a prometer um espaço interior amplo, além de um excelente desempenho de condução.
Neste dois últimos casos, resultado também da colocação da bateria de alta tensão no piso da carroçaria, a garantir aquilo que a marca designa como gravidade ideal para a dinâmica de condução e manuseamento equilibrado, além de uma distribuição equilibrada de pesos em cada eixo.
LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Versões do Volkswagen ID.4 já estão disponíveis para encomenda
Já a procurar garantir alguma capacidade offroad, uma distância ao solo de 16 centímetros, que a marca defende ser a ideal para enfrentar quaisquer tipos de obstáculos à condução.
Três potências, com autonomias até 522 km
Também em Portugal, o Volkswagen ID.4 apresenta-se aos condutores nacionais com dois tipos de baterias: uma com 52 kWh e motor elétrico no eixo traseiro, a fornecer uma potência de 150 ou 170 cv, e uma outra, com bateria de 77 kWh, também com motor elétrico a atuar sobre as rodas traseiras, e a fornecer uma potência de 204 cv. Sendo que, em termos de velocidade máxima, ambas as soluções estão limitadas a 160 km/h.
Anunciando, no caso da versão de 150 cv, um consumo combinado de 15,4-14,5 Kwh/100 km; na de 170 cv, de 16,9 Kwh/100 km; e na 204 cv, de 15,4-14,5 Kwh/100 km, tudo valores obtidos já segundo o novo ciclo WLTP, as três variantes do ID.4 prometem, igualmente, distintas autonomias, consoante a bateria utilizada. A começar, pela de 52 kWh, a qual anuncia uma capacidade de percorrer até 346 quilómetros, enquanto da 77 kWh, apresenta como valor oficial máximo, os 522 quilómetros.
Quanto ao carregamento das baterias, a Volkswagen anuncia a possibilidade de realizar a operação, tanto em casa, através da tomada elétrica ou da wallbox ID.Charger (opcional), com uma potência de carregamento até 7,2 kW ou 11 kW. Ou então, recorrendo aos postos públicos e ao carregamento rápido com corrente contínua. Sendo que, a marca alemã, só não divulga os tempos de carregamento.
Sete níveis de equipamento
Em termos de disponibilidade, a Volkswagen apresenta, em Portugal, sete versões ou níveis distintos de equipamento, os quais variam de acordo com a motorização escolhida.
Assim e com a motorização de apenas 150 cv, a filial nacional da marca alemã propõe duas versões - City Pure e Style Pure -, ao passo que, com o motor de 170 cv, as opções são entre o City Pure Performance e o Style Pure Performance.
Já com a motorização mais potente, com 2014 cv, cinco possibilidades, a começar no Life, seguindo-se o Business, o Family, Tech e Max.
A partir de 39.356,29 Euros
Finalmente e no que se refere a preços, o novo Volkswagen ID.4 chega ao nosso país com um valor de entrada de 39.356,29 Euros, preço da versão ID.4 City Pure, ainda sem despesas administrativas ou pintura metalizada.
A partir daí, existe o Style Pure por 43.666,75 Euros, o City Pure Performance por 40 831,08 Euros, e o Style Pure Performance por 45 141,54 Euros.
Passando à motorização com bateria maior e a anunciar 204 cv de potência, está disponível a versão Life por 46 642,26 Euros, a Business por 50 548,31 Euros, a Family por 51 730,08 Euros, a Tech por 54 949,69 Euros e a topo de gama Max por 58 784,83 Euros.