A Volkswagen iniciou a comercialização no mercado nacional do SUV elétrico ID.4 GTX, sendo os preços conhecidos. A versão mais desportiva deste modelo conta com elementos de design específicos, dois motores elétricos que desenvolvem 220 kW e tração às quatro rodas. A autonomia pode chegar aos 480 km.
A Volkswagen iniciou a comercialização no mercado nacional da versão mais desportiva da gama ID.4. Tal como todas as outras propostas elétricas de prestações mais elevadas recebe a designação GTX, que combina sustentabilidade e desportivismo.
O Volkswagen ID.4 GTX possui carroçaria de SUV, tão do agrado dos consumidores, e está equipado com um motor elétrico em cada eixo, oferecendo uma potência de conjunto de 220 kW (299 cv). O motor traseiro desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, enquanto o dianteiro debita 80 kW (109 cv) e 162 Nm. A tração é assegurada pelas quatro rodas.
Em termos de prestações, a Volkswagen anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, sendo um décimo de segundo mais rápido do que o Golf GTi. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 180 km/h.
Os dois motores são alimentados por uma bateria de 77 kWh, que é a opção de maior capacidade, garantindo uma autonomia máxima de até 480 km ao ID.4 GTX.
Imagem diferenciada
O Volkswagen ID.4 GTX distingue-se exteriormente pelo pára-choques dianteiro, que inclui luz auxiliar, faróis de série LED Matrix à frente e LED 3D na traseira.
O tejadilho e barras de tejadilho em preto, o pilar C e moldura do tejadilho em cinzento antracite, a sigla GTX na traseira, o para-choques traseiro com difusor, as duas siglas GTX por baixo dos espelhos retrovisores, a caixa de bateria pintada à cor da viatura e as jantes específicas de 20 polegadas são outros elementos diferenciadores do ID.4 GTX.
O habitáculo também recebe elementos específicos como o painel da porta em pele sintética em azul-escuro com costuras em vermelho, componentes HMI em preto, painel de instrumentos em azul-escuro com costura dupla em vermelho, painel decoração em preto brilhante; volante em pele incluindo clip GTX em vermelho; pedais Play/Pause de série; soleiras das portas com inscrição GTX à frente; bancos específicos GTX em tecido com costuras em vermelho.
Cinco perfis de condução
O condutor pode decidir sobre o grau de conforto ou estabilidade como quer conduzir o ID.4 GTX, selecionando o perfil de condução (de série), que utiliza a direção progressiva, os motores elétricos e a suspensão adaptativa (DCC) - apenas não opcional do pacote Sport "Plus" - e oferece uma seleção de cinco modos: Eco, Comfort, Sport, Individual (não pacote Sport "Plus") e Traction.
O modo Eco concentra-se na condução eficiente. O modo Comfort em alto grau de conforto de condução. O modo Individual oferece todas as opções adicionais de regulação do condutor: pode selecionar níveis intermédios entre conforto e desportivismo, ou tornar ambos os modos mais extremos.
LEIA TAMBÉM
World Car Awards 2021. Volkswagen ID.4 eleito Carro Internacional do Ano
O modo Traction é especialmente concebido para conduzir em superfícies de gravilha ou escorregadias, e inclui tração permanente nas quatro rodas até, aproximadamente, 20 km/h; desta forma, todos os processos de regulação estão projetados para atingir a máxima aderência, os binários do motor são reduzidos e o amortecimento da suspensão adaptativo (DCC) é suavizado.
Dois pacotes desportivos
O Volkswagen ID.4 GTX é proposto em dois pacotes desportivos, que são opcionais. O pacote Sport inclui uma suspensão desportiva que reduz a altura da carroçaria em 15 mm, e direção progressiva. A sua desmultiplicação torna-se cada vez mais direta quanto mais o volante é voltado (vai de 15,9:1 para 14,5:1).
O pacote Sport "Plus" também conta com suspensão adaptativa (DCC), a qual controla as caraterísticas dos amortecedores de cada roda individualmente, entre um modo suave ou duro, com uma frequência de 5 milissegundos. Isso permite um alto nível de conforto de condução ou um manuseamento preciso e seguro.
O novo ID.4 GTX já está disponível no mercado nacional, com um preço de venda ao público a partir de 51.513 euros.