ID.4 GTX. Volkswagen mostra teaser do primeiro dos futuros GT elétricos

Com o SUV elétrico ID.4 já em comercialização, a Volkswagen anuncia o lançamento do ID.4 GTX, variante focada na performance.

Numa altura em que já tem o SUV ID.4 em comercialização, a Volkswagen anuncia o lançamento de uma nova variante do modelo, a que deu o nome de GTX. E que, com data de lançamento prevista para dia 28 de abril, será, também, o primeiro de uma série de propostas elétricas, focadas na performance.

Apontada como a versão de topo do SUV elétrico ID.4, o Volkswagen ID.4 GTX anuncia-se, desde já, com uma potência máxima de 306 cv, assim como com tracção integral permanente. Algo que tornará este modelo o primeiro ID a dispor de tal capacidade.

Segundo avança a marca de Wolfsburgo, o sistema de tracção integral permitirá ao ID.4 GTX enviar potência para as rodas da frente, sempre que necessário, embora o condutor disponha, igualmente, de um modo 'Traction', o qual, uma vez ativado, manterá a distribuição de binário pelas quatro rodas.

O ID.4 será o primeiro elétrico da Volkswagen a dar origem a um GT... X

Sobre a sigla GTX, a britânica Autocar avança que será utilizada em todos os modelos 100% elétricos da Volkswagen, que sejam mais focados na performance. Posicionando-os, de certa forma, no mesmo patamar das versões desportivas com motor de combustão, como é o caso do GTI, GTD e GTE.

Aliás, este mesmo princípio é afirmado pelo director de Marketing da Volkswagen, Klaus Zelmer, que, em declarações reproduzidas pela mesma publicação, recorda que, " as letras GT, desde há muito significam prazer de condução. Com a junção do X, estamos, simplesmente, a construir a ponte para a mobilidade do futuro".

LEIA TAMBÉM
Preços e versões. Crossover elétrico Volkswagen ID.4 já chegou a Portugal

De resto e no entender do mesmo responsável, "sustentabilidade e desportividade não têm de ser antagónicas, mas podem complementar-se de forma inteligente".

Tal como os modelos GT com motor de combustão, também este GTX ostentará pormenores específicos que deverão destacá-lo dos restantes elementos das respectivas famílias, a começar, por "uma assinatura de luz específica", revela a Volkswagen. Tudo apontando, igualmente, para que e face aos irmãos, ostentem, ainda, soluções técnicas próprias, como é o caso de uma menor distância ao solo e alterações várias no chassis.

O Volkswagen ID.5 Prototype

Com o lançamento previsto ainda para este ano, ao Volkswagen ID.4 GTX deverá seguir-se o ID.5, um coupé crossover 100% elétrico concebido, também ele, a partir do ID.4 convencional.

Resta aguardar...