Volkswagen ID.4 apresentado com 204 cv e 520 km de autonomia.

A Volkswagen apresentou o SUV elétrico ID.4 em estreia mundial, modelo que reúne as caraterísticas típicas dos veículos do seu segmento.

A Volkswagen apresentou o SUV elétrico ID.4 em estreia mundial, modelo que reúne as caraterísticas típicas dos veículos do seu segmento com condução em emissões zero e neste capítulo a marca anuncia uma autonomia de até 520 km.

A proposta elétrica da Volkswagen para o segmento dos SUV compactos é ID.4, um modelo que combina as principais caraterísticas dos veículos desta categoria - espaço interior, visibilidade, conforto e segurança - e condução com emissões zero.

A marca alemã sublinha que os SUV compactos continuam a ser muito populares e cada vez conquistam mais clientes, designadamente em mercados como os Estados Unidos e a China, mas não só.

O Volkswagen ID.4 vem equipado com uma bateria de 77 kWh de capacidade útil, permitindo uma autonomia de até 520 quilómetros em ciclo WLTP. Este componente está instalado por baixo do compartimento dos passageiros, assegurando um baixo centro de gravidade ao veículo.

O motor elétrico é localizado no eixo traseiro e desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv), permitindo ao ID.4 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos.

A velocidade máxima é de 160 km/h. A combinação da tração traseira e da altura ao solo de 21 centímetros permite a este SUV aventurar-se por maus caminhos.

Com um comprimento exterior de 4,58 metros e uma longa distância entre-eixos, o novo ID.4 utiliza a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. As suas proporções externas são atléticas, transmitindo uma imagem de modernidade a este SUV elétrico.

Dispensados comandos físicos

O habitáculo foi projetado para oferecer um amplo espaço interior e para receber um conjunto de novas tecnologias aos passageiros. Segundo a Volkswagen, a habitabilidade está ao nível do segmento seguinte. As cores e os materiais são contemporâneos.

O funcionamento do SUV elétrico da Volkswagen não está assente em botões nem em comandos físicos. A marca optou por concentrar todas as funções em dois ecrãs táteis, um deles de 12 polegadas.

Volkswagen ID.4 1ST Max

Além de sensível ao toque, o sistema também está preparado para receber comandos naturais de voz. O novo ID.Light, que consiste numa faixa estreita de luz por baixo do pára-brisas, foi projetado para apoiar os condutores. Um head-up display com realidade aumentada também está disponível, mas como opção.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.3 – A revolução chegou a Portugal

Juntamente com os modelos ID, a Volkswagen está a lançar o pacote de carregamento elétrico "We Charge", que oferece a solução mais adequada para qualquer situação, desde o carregamento doméstico até numa longa viagem.

O ID.4 pode ser carregado com corrente contínua num posto rápido, permitindo recuperar uma autonomia para mais 320 quilómetros em cerca de 30 minutos.

O Volkswagen ID.4 chega no final do ano. No mercado alemão, a First Edition está disponível a partir de 49.950 euros, enquanto a mais bem equipada First Max é proposta a partir de 59.950 euros.