Numa altura em que inicia a comercialização do modelo de estrada em vários mercados mundiais, a Volkswagen acaba de dar a conhecer aquela que é, pelo menos para já, uma versão única do seu crossover elétrico ID.4. A qual, concebida para a competição, vai estrear-se, ainda este ano, na californiana Mexican 1000, mais conhecida como Baja 1000.
Versão altamente modificada do crossover elétrico que se prepara para começar a chegar às estradas, também, de Portugal, este Volkswagen 100% elétrico e muito especial, foi transformado pela empresa norte-americana Rhys Millen Racing. Tendo como ponto de partida a versão de tracção apenas traseira e bateria mais potente (77 KWh), do ID.4 de produção.
Ainda assim e segundo garante, desde logo, a marca alemã, o sistema de propulsão original, a debitar 204 cv, não sofreu, nesta adaptação, a mais pequena alteração.
Pelo contrário, já a suspensão, assim como o interior, foram substancialmente modificados, de forma a conseguirem enfrentar a famosa prova com mais de 1.836 quilómetros. E durante a qual os seus criadores esperam que este ID.4 mostre "capacidades e desempenho consentâneos com os de um EV, num território extremo".
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Entre as alterações realizadas, surgem protecções acrescidas na parte inferior da carroçaria, de forma a preservar a integridade das baterias, ao mesmo tempo que os sistemas de aquecimento e ar condicionado deram lugar à instalação de uma gaiola de protecção completa, assentos de competição e aparelhagem de telemetria, para a corrida.
Mudados, foram, também, os amortecedores, com o ID.4 a receber soluções específicas para uma prova como a Baja 1000, ao mesmo tempo que, o radiador, foi elevado para aumentar a distância a que fica do solo. Já as rodas de 19", propostas de origem, foram trocadas por jantes de 18", mas com pneus para competição off-road.
Também graças a todas estas transformações, uma vez instalado aos comandos, o piloto fica cerca de 5 cm acima da altura máxima do modelo de produção.
Aliás e ainda sobre o condutor escolhido para levar este ID.4 de competição até ao fim, a Volkswagen revela que será o piloto americano Tanner Foust, cuja equipa prevê, desde já, conseguir cumprir até 98% das etapas do rali, sem qualquer paragem para carregar as baterias.
Ainda assim e quando necessário, o recarregar das baterias será feito recorrendo a um dispositivo portátil, alimentado a biocombustível, capaz de garantir uma potência máxima de carga de 50 kW.
Responsável pelas transformações feita no ID.4, Rhys Millen veio já afirmar que "é preciso muita confiança e preparação, para apresentar um veículo de série, à partida para uma corrida como esta. Especialmente, tratando-se de um elétrico, como o ID 4".
Recorde-se que a Volkswagen conta já com uma longa história nesta Baja 1000, especialmente, depois de um buggy Meyers Manx, baseado no Beetle, ter vencido o evento inaugural, em 1967.
Contudo, esta é a primeira vez que a marca alemã participa, com um veículo 100% elétrico.
Apesar deste facto, o mesmo Rhys Millen também já confessou que, "ficámos agradavelmente surpreendidos, com o quão bem o ID.4 se adaptou ao terreno."