A Volkswagen desvendou, esta quarta-feira, a primeira atualização do modelo que também inaugurou a nova família 100% elétrica da marca de Wolfsburgo, o ID.3. Que nesta "segunda geração", como o próprio fabricante faz questão de chamar-lhe, estreia várias alterações estilísticas, interior mais ecológico e, principalmente, melhorias de software. Já para 2023.
Com menos de três anos no activo, mas claramente decidido a não perder o comboio da inovação, o pequeno Volkswagen ID.3 acaba de submeter-se àquilo que mais facilmente poderá ser designado por uma atualização de argumentos e que começa, desde logo, no design exterior. A partir de agora, mais musculado, fruto não apenas de um novo pára-choques dianteiro, mas também de um capot que parece agora mais comprido, devido, por exemplo, ao desaparecimento da faixa preta em plástico, junto ao pára-brisas.
Igualmente nova, é a assinatura luminosa que sobressai das ópticas LED, com as alterações a estenderem-se, neste capítulo, também aos farolins traseiros, os quais passam a exibir uma nova configuração interior. Sendo que, a juntar a estas estreias, novas jantes em liga leve de aerodinâmica optimizada, um tejadilho negro complementado com um filete em prata mate que descreve o perfil do habitáculo e novas cores exteriores, com destaque para a tonalidade de lançamento, Dark Olivine Green.
Melhor tecnologia, com maior ecologia
Passando ao habitáculo, uma renovação que, mais do que nos aspectos estilístico, incide na tecnologia e, em particular, no sistema de informação e entretenimento, que passa a dispor, desde logo, de um novo ecrã central táctil, a partir de agora com 12 polegadas, ao invés das anteriores 10".
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID.3 GTX só chegará com a atualização do ID.3
Evolução, também, no software, com a introdução da mais recente geração evolução do sistema a trazer não apenas menus renovados e uma maior simplicidade na forma como permite a interacção com os ocupantes, como também uma evolução em funcionalidades como reconhecimento de voz, tempos de reacção mais baixos, além das mesmas funcionalidades, oferecidas através da Realidade Aumentada, estreadas no ID.4.
A juntar à tecnologia, um upgrade nos materiais e, desde logo, no plástico que reveste, também, a parte inferior do tablier. Sendo que, no caso das versões mais equipadas, o ID.3 ganha ainda novos materiais na parte superior do mesmo elemento.
Descubra os interiores abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_ecracentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_RealidadeAumentada.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_bancosdianteiros.jpg]A partir de agora sem qualquer revestimento de origem animal e com uma quantidade muito maior de materiais reciclados, o modelo ganhou, ainda, novos revestimentos interiores nas portas, assim como apoios de braço mais generosos.
Motores e baterias sem alterações
Sem alterações mantiveram-se, no entanto, tanto a plataforma, a conhecida MEB, como as motorizações disponíveis nesta proposta 100% elétrica, com o ID.3 a manter a já conhecida configuração de motor montado sobre o eixo traseiro, a debitar 204 cv de potência e 310 Nm de binário. Com o cliente a poder escolher, a partir daí, entre uma bateria de 58 kWh, disponível com a versão Pro, a prometer uma autonomia na ordem dos 426 km, e uma de 77 kWh, sinónimo do nível de equipamento Pro S, que faz disparar para 546 os quilómetros que passa a ser possível fazer, com uma só carga.
Recorrendo a uma tomada de carregamento rápido, a 170 kW a bateria maior consegue recuperar entre 5 e 80% da sua capacidade, em qualquer coisa como 30 minutos, enquanto a mais pequena necessita de cerca de 35 minutos, para repor a mesma quantidade de energia, numa tomada de 120 kW.
Ainda neste domínio, a Volkswagen reconhece, desde já, existirem planos para a substituição daquela que era, até aqui, a versão de entrada, Pure, com bateria de 48 kWh, mas não para já.
Veja os pormenores exteriores abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_MEB.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_parachoques.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_bolareboque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/VolkswagenID3NG2023_optica.jpg]Chega ainda em 2023
Quanto à chegada aos mercados deste renovado ID.3, a Volkswagen não avança uma data oficial, mas o mais certo é que o modelo possa estar nos concessionários ainda durante este ano de 2023. Possivelmente, já durante o último trimestre.