A Volkswagen está a ponderar a possibilidade de criar uma versão desportiva do seu ID.3 elétrico, que seria conhecido como ID.3 R. Com uma potência superior a 300 cv, o objetivo seria fazer a sua estreia em 2024!
Atualmente, o ID.3 está disponível em diversas versões, que variam entre os 126 e os 204 cv de potência, com autonomias estimadas entre os 330 e os 550 quilómetros.
Agora, os engenheiros da Volkswagen estão a avaliar se faz sentido produzir um ID.3 R na primeira geração deste novo modelo, chamado para liderar a ofensiva da Volkswagen no campo da eletromobilidade.
De acordo com a revista britânica "Autocar", essa possibilidade pode ser uma realidade em 2024, caso a sua viabilidade seja confirmada pela Volkswagen. E o objetivo é que o novo elétrico tenha uma potência na ordem dos 300 cv. Isto, claro, antecipando que até essa altura o desenvolvimento tecnológico das baterias assim o permita.
Desta forma, a Volkswagen seguiria os passos da Tesla, que já oferece versões de grande autonomia e alto desempenho dos seus veículos, sem que se verifique uma grande perda de autonomia. O Model 3 tem uma autonomia máxima de 560 quilómetros, enquanto a versão Performance mantém-se nos 530.
Decisão dependente do mercado
"Estamos a estudá-lo", refere o responsável da área de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch. "Gosto da ideia, mas temos de decidir se o mercado está pronto para aceitar um modelo como este", explica depois.
"O ID.3 pode ter tração às quatro rodas, embora é pouco provável que o seja durante a sua primeira geração", acredita Frank Welsch. Aliás, continua, "ele não terá uma versão GTX, mas ainda temos de decidir sobre uma versão R com tração traseira".
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GTX é a nomenclatura que a Volkswagen irá adotar nos carros desportivos elétricos com dois motores e tração às quatro rodas. O ID.3 possui apenas um propulsor, portanto, não se enquadra nessa categoria, surgindo então a opção R.
A curto prazo, no entanto, a prioridade do fabricante alemão é resolver os problemas de "software" que os forçaram a limitar as funcionalidades do ID.3. O modelo já foi colocado no mercado e começará as entregas com restrições no "head-up display" e no sistema de infoentretenimento.